KIEV Um atingiu pela primeira vez áreas perto do da cidade ucraniana de Donetsk, controlada por rebeldes pró-Moscou, enquanto um russo com humanitária se aproxima da com a Ucrnia. No ficou imediatamente se o que deixou ao menos uma morta foi perpetrado pelas foras do de Kiev ou por separatistas. Em Luhansk, ao menos 22 civis morreram em 24 horas durante confrontos entre rebeldes e o Exército, e o líder separatista Valery Bolotov anunciou sua renúncia após ser .
Duas bombas caíram a 200 metros do Park Inn Radisson, um dos principais hotéis de Donetsk, quebrando janelas. As exploses abriram um no terceiro de um de apartamentos e provocaram uma cratera no asfalto. Perto dali, um corpo por um lenol estava no cho de sangue. Assustados, moradores correram para se .
Segundo testemunhas, várias pessoas deixaram o principal prédio governamental da cidade. Exploses nas proximidades fizeram com que o alerta de evacuao do edifício soasse. Liliya Chelina, de 54 anos, morava no de apartamentos cuja parede foi destruída por um projétil.
Ele veio direto para o apartamento. Graas a Deus eu no estava na cozinha relatou. Meu me prometeu que bombas atingiriam nossa . veja o que aconteceu.
De com as autoridades regionais, menos 74 civis morreram e 116 ficaram feridos nos últimos trs dias em confrontos entre separatistas pró-Rússia e o Exército ucraniano na regio de Donetsk.
Exploso abre cratera no asfalto de Donetsk
- DIMITAR DILKOFF / AFP
SITUAO DE LUHANSK CRTICA
De com um do regional, Luhansk, cercada Exército ucraniano no com separatistas, sofre com uma situao humanitária crítica.
Nas últimas 24 horas, segundo informaes provisórias, morreram 22 moradores de Luhansk. Os bairros orientais da cidade foram atacados com morteiros. Um nibus, uma e vários edifícios residenciais foram atingidos afirmou o , que pediu anonimato.
A emissora estatal russa Rossiya 24 transmitiu o de Valery Bolotov, da autoproclamada República Popular de Luhansk, anunciando sua renúncia. Ele disse que foi e que no podia desempenhar seu papel, tornando-se o segundo líder a num período de sete dias. Aleksander Borodai, da autoproclamada República Popular de Donetsk, anunciou em 7 de agosto que estava deixando o .
Donetsk e Luhansk tm sido de combates entre rebeldes e foras ucranianas que tentam o controle do áreas ocupadas por separatistas.
DVIDAS NA
Um russo transportando 2 toneladas de água, e outros itens de humanitária dirige-se ucraniana, Kiev reiterou que no vai a enquanto a no for verificada. A de 280 caminhes deixou a regio de Moscou na tera-feira.
Veja Também
- Putin aprova criao de fora-tarefa militar russa na Crimeia
- Número de mortos em conflito ucraniano quase dobrou em 15 dias
- Donetsk sob cerco espera do ataque final
- Ucrnia no deixará passar nenhum comboio humanitário de Putin, afirma ministro do Interior
- ARTIGO: Distante do Ocidente, mas com apoio dos russos, até onde vai Putin?
O pró-ocidental de Kiev Moscou pela crise humanitária no da Ucrnia da rebelio separatista e considerou o envio de um ato de . Kiev também teme que a operao poderia -se uma interveno russa para os rebeldes, o que Moscou nega categoricamente.
Em Genebra, um porta- do Comit Internacional da Cruz Vermelha, que será responsável pela distribuio da na Ucrnia, disse:
A questo dos procedimentos de nas fronteiras ainda tem que ser entre os dois os lados.
Um presidencial ucraniano afirmou que a russa á entrar no país a proteo da Cruz Vermelha e após a concluso de todas as formalidades de .
A Ucrnia no vai em seu território escolta para a e de envio das chamadas foras de indicou o Valery Chaly.
Agncias de humanitária dizem que moradores de Luhansk e de Donetsk, principal polo industrial da regio, esto enfrentando de água, e eletricidade, de quatro meses de em que as Naes Unidas dizem que mais de duas pessoas foram mortas.