MOSSUL Os Estados Unidos comearam a alvos jihadistas no Iraque com o a artilharias móveis dos extremistas do Islmico no do país, na primeira ao significativa na regio a retirada americana em 2011. Em um , o líder Abu Bakr al-Baghdadi postou uma declarao de áudio no Twitter e afirmou agncia Reuters que os ataques aéreos americanos no tero impacto o miltante.
Dirijo esta aos Estados Unidos, o portador da Cruz, escreveu al-Baghdadi. Aqueles que lutam em seu nome no tero no Iraque e na Síria. Em , vocs estará em confronto direto com os filhos do Isl, que se prepararam para o dia em que lutaro com vocs.
Reuters, o líder do Islmico afirmou por telefone que os Estados Unidos se enganam ao pesarem que esto atacando posies estratégicas do .
No é operamos. Somos treinados para de rua disse.
Os ataques aéreos ocorreram nos da cidade de Irbil, a do Curisto iraquiano, de onde os jihadistas estavam lanando ofensivas contra as foras curdas. O Exército iraquiano também lanou uma ao contra os rebeldes islmicos na cidade de Sinjar, que deixou 45 insurgentes mortos e 60 feridos, informou a estatal. Em interveno dos EUA, o presidente Franois Hollande afirmou que a Frana estava pronta para a com o dos civis no Iraque e pediu auxí da internacional.
A internacional no pode ignorar a ameaa representada avano desse terrorista para a populao , a no só do Iraque, de toda a regio, disse Hollande em um .
De com o Pentágono, dois avies miltares F/A 18 lanaram bombas de 226 quilos de , guiadas a laser, uma pea de artilharia móvel dos rebeldes perto Irbil. O porta- do Ministério americano da , almirante John Kirby, disse que o Islmico tem usado o armamento para foras curdas posicionadas perto da curda, onde esto instaladas equipes dos EUA. O país tm um consulado na cidade e, o início da mais crise de segurana iraquiana, em junho, um de operaes miltares conjuntas na cidade.
Em s aes contra os rebeldes islmicos, o presidente Franois Hollande afirmou que a Frana estava pronta para a com o dos civis no Iraque, e solicitou o auxí de parceiros internacionais.
Veja Também
O secretário de americano, Chuck Hagel, afirmou que os militares dos EUA tm dados de inteligncia suficientes para os miltantes islmicos e ataques aéreos eficazes, se eles ameaarem os interesses do país ou dos milhares de refugiados que fugiram para uma próxima. Hagel também ressaltou que mais de 60 dos 72 pacotes de e água jogadas por aeronaves chegaram s minorias religiosas iraquianas que fogem dos extremistas do EI.
US miltary aircraft conduct strike on ISIL artillery. Artillery was used against Kurdish forces defending Erbil, near US personnel.
— Rear Adm. John Kirby (***) 8 agosto 2014
O a segunda da operao autorizada presidente Barack Obama, na -feira, contra o avano do EI. Obama autorizou o envio de humanitária, em uma primeira , e o de avies de americanos para ainda mais o avano dos jihadistas na regio controlada pelos curdos. O anúncio ocorreu de uma reunio de emergncia do de Segurana da ONU convocada pela Frana.
O presidente americano, no entanto, disse que no iria enviar tropas dos EUA de ao Iraque. Obama fez questo de um público da e ressaltou que, após tirar as foras americanas do país no final de 2011, no tinha a inteno de travar outra em no . apontou que as recentes conquistas dos rebeldes islmicos desafiaram suas previses e aspiraes anteriores.
Eu no vou que os Estados Unidos sejam arrastados para outra no Iraque afirmou Obama em seu na noite da -feira.
O primeiro-ministro britnico, David Cameron, condenou nesta sexta-feira as aes dos extremistas e se mostrou de com a deciso americana de alvos extremistas. No entanto, o gabinete do premier descartou a participao do em uma interveno .
CONTROLE DA MAIOR DO PAS
Os jihadistas do Islmico assumiram o da maior do Iraque, na cidade de Mossul, informou nesta sexta-feira um porta- das foras curdas, que controlavam a instalao até o . Com a ofensiva, os extremistas tero a de controlar o de água e eletricidade em uma ampla área do país. Além disso, a das comportas poderia vastas áreas do país. Com a aproximao dos rebeldes cidade de Irbil, do Curisto iraquiano, companhias de petróleo começaram a retirar seus funcionários da região.
A política no país também se agravou nos últimos dias. Nesta sexta-feira, o principal clérigo iraquiano, o aiatolá al-Sistani, afirmou que os políticos que se agarram a seus postos esto cometendo um . A declarao aumenta a presso o primeiro-ministro Nuri al-Maliki para sua candidatura para um terceiro .
Em seu sermo , Sistani pediu aos líderes do Iraque que escolham um premier que possa com a crise de segurana instaurada pelos rebeldes do Islmico.