BRUXELAS Os governos da Unio Europeia chegaram a um nesta tera-feira de impor uma série de sanes econmicas contra a Rússia, na de forar o presidente Vladimir Putin a o aos rebeldes no da Ucrnia. As restries tero quatro setores econmicos: finanas, equipamento , armas e produo de petróleo. Segundo os diplomatas, as medidas devem entrar em vigor na -feira.
Um político um de sanes econmicas foi concluído afirmou a porta- do servio diplomático da UE durante uma reunio dos embaixadores em Bruxelas.
Os representantes dos 28 países membros passaram a manh desta tera-feira discutindo a adoo de sanes, incluindo restries para os bancos estatais russos operarem no mercado de capitais europeu e a proibio de venda de armas para a Rússia. Segundo uma das fontes diplomáticas, as medidas sero revistas após trs meses.
O europeu afirmou que o objetivo das sanes é o para a Rússia de seu contínuo para os rebeldes no da Ucrnia. Moscou nega as acusaes por da UE e dos EUA de que está fornecendo armas pesadas para os separatistas.
Com esta rodada de restries, o europeu dá um . Pela primeira vez, a UE impe medidas para afetar setores econmicos russos, mesmo assumindo o para a própria economia. Vários países da Unio Europeias tm relaes comerciais estreitas com a Rússia.
A mudana de posio ocorreu após a do voo MH17 da Malaysia Airlines, no da Ucrnia, que matou as 298 pessoas a bordo, a maioria de nacionalidade holandesa. Os governos ocidentais acreditam que os rebeldes derrubaram o avio com um míssil russo.
Em Amsterd, o ministro das Relaes Exteriores holands, Frans Timmermans, afirmou que as sanes os mercados de capitais russos em resposta crise Ucrnia teria um efeito . Em um no a derrubada da , Timmermans ressaltou que as sanes enviaram um a Moscou.
Acho que as medidas vo um efeito de alcance e declarou o ministro no .
Nesta tera-feira, mais uma vez uma equipe internacional no conseguiu ao do acidente, em a intensos combates entre as foras ucranianas e os rebeldes.