PEQUIM O ex- de polícia e segurana chins Zhou Yongkang, que foi um dos homens mais poderosos do , está sendo por corrupo, informou nesta tera-feira a agncia Xinhua. Zhou é a mais do a um inqué e é de inqué por graves violaes disciplinares.
A notícia confirma rumores o ex-ministro, que no tem sido em público há meses. Várias pessoas que supostamente teriam laos estreitos com Yongkang também tm sido de investigaes recentes.
Zhou dirigiu o Ministério da Segurana Pública da China e era membro do Comit do Politburo, se aposentando no final de 2012. Até , nenhum integrante, mesmo que , havia sido de uma investigao pela agncia anticorrupo do .
Uma rede de intrigas envolve o inqué o ex- de segurana e sua famí. Chineses curiosos comearam a visitar sua cidade natal de Xiqiantou, no da China, buscando informaes com seus familiares. Até , a deteno e investigao de Zhou eram secretas e no confirmadas , embora fossem conhecidas do .
As acusaes contra Yongkang poderiam se nas fortunas acumuladas pelos membros de sua famí, muitas vezes a dos setores que estiveram seu ínio. Uma investigao do The New York Times mostrou que seu , cunhada e a sogra do tm ativos no de de US $ 1 bilho, em provenientes de atividades de petróleo e gás.
Esse setor foi comandado por Zhou, onde ele podia as decises e promoes. A estimativa é baseada em registros de ínio público e no de suas empresas, e no incluem imóveis ou ativos no exterior.
Além disso, Zhou, de 71 anos, mesmo , é um adversário potencialmente ao presidente Xi-Jiping.