Quando um está fazendo um boletim de ocorrncia o desaparecimento de sua filha em uma delegacia na ndia, existem algumas perguntas que ele no quer . Qual a sua ? é uma delas. No entanto, esse , Sohan Lal, contou que essa foi a primeira coisa que a polícia lhe perguntou na tera-feira , quando implorava por . Após sua de um Shakya, Lal contou que os policiais zombaram dele e se recusaram a um dedo.
Horas , a filha de 12 anos de Lal, e uma prima de 14, foram encontradas penduradas por cachecóis em uma mangueira em Katra Saadatganj, no de Uttar Pradesh. Elas tinham sido estupradas. A sua filha foi pela última vez com um de irmos da Yadav, a na .
A nossa compreenso da delas será incompleta sem antes reconhecermos o papel do de castas na crise de estupros na ndia.
Na maior da história indiana, as castas inferiores, os Dalts (antes conhecidos os intocáveis), sofreram estupros por das classes superiores proprietárias da terra. A melhoria das protees legais, a urbonizao e a mobilidade ajudaram a a discriminao em funo da , porém, no o bastante. Mulheres Dalits ainda so as vítimas mais prováveis dos estupros coletivos. Uma análise das estatísticas da criminalidade de 2007 em Uttar Pradesh, feita pela Unio do para as Liberdades Civis, revelou que 90 por cento das vítimas de estupro em 2007 eram de mulheres Dalts.
dezembro de 2012, quando uma de 23 anos da Kurmi, outra , morreu após sofrer estupro coletivo e ser atacada por cinco homens armados com uma barra de ferro em um nibus em , a ndia vem passando por um de de conscincia. , o de ainda no foi o bastante. Embora as agresses contra as turistas ocidentais e contras as mulheres nos centros urbanos atraiam bastante ateno, os estupros rotineiros contra as castas inferiores no chegam a protestos. O primeiro-ministro Narendra Modi, por exemplo, ainda no condenou o estupro e de Katra Saadatganj.
No é que o de castas e a que ele produz provoque a moral que oculta os estupros da viso pública. No , a determinava onde a morava, qual a profisso, com quem se casava, e até mesmo o que comia. Em muitas aldeias, essas regras ainda esto em vigor, décadas após a abolio da discriminao em funo das castas.
A maioria da violncia sexual vem de um de feudal entre alguns homens das castas superiores. No experimentamos a terra de até termos as mulheres Dalts é um popular entre os senhorios Jatis, um polticamente que, apesar de ser de uma relativamente , está dos Dalts.
Embora os homens da raramente sejam presos por estuprarem Dalts, eles tm disposio uma altamente aceita, precisem se : tocariam em uma de por de serem contaminados.
Em um notório em 1995, as alegaes de estupro coletivo de uma Dalit foram rejeitadas por um juiz que declarou que um da se contaminaria com o estupro de uma de .
Esse de discriminao é exacerbada e ineficiente, que incentiva as pessoas a buscarem político através de alianas de castas. O preconceito parece estar agindo no de Katra Saadatganj. Só precisamos os nomes dos irmos acusados (Pappu Yadav, Awadhesh Yadav e Urvesh Yadav) e o nome do da delegacia (Ram Vilas Yadav) para que eles pertencem mesma . Outros dois policiais envolvidos também so Yadavs.
Quando no se pode na polícia nem no Judiciário para resolver as disputas, o estupro quase se torna um de vingana. Isso tem sido nos tumultos entre os hindus e muulmanos, no entre as castas. O estupro é uma arma para as declaraes da . Uma de nos uma . Para , inclusive aos nossos homens, que eles esto indefesos e no conseguem suas próprias mulheres, disse Asha Kowtal, uma ativista Dalit.
Tal raciocínio parece sido empregado em maro, no de Haryana, quando quatro meninas da foram estupradas coletivamente e jogadas na plataforma de uma estao ferroviária a mais de 160 quilmetros de suas casas. Há indícios de que um entre os Dalts e os Jatis causou a agresso. De com o indiano Mint, uma de terras levou os Jatis a declararem um boicote e econmico contra os Dalts, culminando no estupro coletivo.
conseguiremos a crise de estupros na ndia se permanecermos cegos s maquinaes da discriminao das castas. Historicamente, foram necessários casos horríveis de violncia para que houvesse a do estupro. De , o único motivo qual os enforcamentos de Katra Saadatganj atraíram a ateno foi o das fotos horrendas dos corpos pendurados terem sido publicadas nos jornais indianos e houve circulao nas mídias sociais, apesar das queixas dos ativistas Dalts de que isso foi de .
no podemos que os impactos de valores dos casos particularmente horrendos tragam a mudana; precisamos de solues estruturais. O deveria comear através da da de Preveno de Atrocidades de 1989, que foi feita para com a violncia em funo da . O índice de condenao da é notoriamente segundo um relatório de 2012, mais da metade de todos os casos so arquivados antes de chegarem aos tribunais. No da filha de Lal e de sua prima, a polícia no registrou o usando a de alguma. Propostas de emendas que garantiriam a necessária proteo de testemunhas, mais jurídico e tribunais especiais esto em apreciao no nesse , aguardando aprovao.
No há dúvidas de que foi a polícia perguntar a Lal sua . para quem quer a crise de estupros na ndia, no castas é to quanto .
*Amana Fontanella-Khan é autora de Pink Sari Revolution (Revoluo Sari Rosa, em traduo , ainda sem título no Brasil).