QUITO O presidente do Equador, Rafael Correa, pediu neste sábado que a , onde tem maioria, vote uma para a reeleio ilimitada de todos os cargos populares, o que lhe permitiria buscar a terceira reeleio em 2017.
Correa solicitou que o Legislativo emende a Constituio para a reeleio indefinida de todos os cargos de eleio popular para que seja o equatoriano o que, com toda a liberdade, defina a ou a renovao de seus dirigentes.
Pessoalmente, equatoriano, queridas irms e irmos, minha deciso a candidatura presidencial será em funo do que defina o ao qual perteno, o Aliana País disse o presidente, no 2007.
Atualmente, a Constituio equatoriana aprovada já no de Correa, em 2008, autoriza a reeleio uma vez, consecutiva ou no, para todos os cargos eletivos. Correa, porém, já foi reeleito duas vezes, já que antecipou o do primeiro para por uma eleio a Constituio foi aprovada.
Na sexta-feira, a deputada governista Soledad Buendía, já havia que seu aprovasse a reeleio indefinida, o que indica que o de Correa deve ser facilmente na .
Após ser reeleito no ano com 57% dos votos em um pleito de participao popular (80%) Correa afirmou que no iria se candidatar uma terceira vez em 2017.
De com a Constituio, , será a última reeleio. E mesmo que assim no dissesse a Constituio, iria para de quatro anos disse época.
A Aliana País possui 97 das 137 cadeiras da . Para a reeleio indefinida, Correa precisa do de 92 deputados.
O de reeleio refora o argumento de que ele um de perpetuao no parecido com o de seu Hugo Chávez, em 2013.