Líderes africanos e dos EUA, Frana e Reino Unido se u

Líderes africanos e dos EUA, Frana e Reino Unido se u

Mensagempor RIria » Dom Mai 18, 2014 05:41

Líderes africanos e dos EUA, Frana e se unem contra Boko Haram

PARIS - Cinco presidentes de países africanos e autoridades dos Estados Unidos, Frana e esto hoje em Paris para para tentar uma estratégia contra o Boko Haram, islmico extremista que já sequestrou mais de 300 meninas nigerianas. A Frana, que já negociou a liberdade de um e de uma famí francesa sequestrados , convocou a reunio para esforos na de as garotas.

O ofereceu consultores para os militares nigerianos no aos rebeldes do Boko Haram, que ameaam desestabilizar a regio. O ministro britnico das Relaes Exteriores, William Hague, falou antes do início da reunio que os miltares nigerianos no esto organizados o suficiente para de com o extremista. "As foras de segurana da Nigéria no esto estruturadas para de coisa e isso ficou que o problema foi ficando pior", disse Hague aos repórteres. "Podemos , e é por isso que estamos oferecendo o envio de consultores miltares aos quarteis nigerianos. a Nigéria é quem deve tudo. Eles tm a e devem ser o país líder nesta questo".

O presidente francs Franois Hollande disse que o terrorista nigeriano Boko Haram é uma ameaa a toda a África, e que seus membros so ligados a outros grupos, o brao africano da Al Qaeda. "Boko Haram é uma ameaa para toda a África Ocidental, e para a África , com ligaes comprovadas com a Al Qaeda no Magreb Islmico e outras organizaes terroristas", disse Hollande no . Ele afirmou ainda que um abrangente para informaes, coordenar aes e fronteiras precisa ser em prática imediatamente.

As afirmaes de Hollande a abrangncia da atuao do só ganharam mais fora de um orquestrado a uma empresa chinesa no de Camares na noite de sexta-feira, onde 10 pessoas teriam sido sequestradas. Com de 6 tropas operando no Mali, no noroeste, ou na República -Africana, no , a Frana tem em a deteriorao da segurana da Nigéria.

Outro objetivo do é coordenar as estatégias entre os países vizinhos, já que os integrantes do Boko Haram movem-se facilmente pelas fronteiras. Nigéria e o Níger, por exemplo, tm relacionamento e há anos compartilham informaes e até organizam operaes conjuntas o . o mesmo no acontece com Camares. A Nigéria já reclamou antes que o de Camares tem sido usado pelos rebeldes do Boko Haram para armas e da ofensiva nigeriana, e requisitou que o país endurea a segurana na . "O primeiro foco é as meninas, isso requer que esses países trabalhem juntos. Camares e Nigéria, que no tiveram relaes fortes ou positivas nos últimos anos", afirmou Hague.

A participao de Biya, presidente de Camares, no , já foi considerada uma vitória pelas autoridades. Além dele, participam ainda os presidentes africanos Idriss Déby, do Chade; Mahamadu Isufu, de Níger; Thomas Boni Yayi, do Benin; além de Goodluck Jonathan, da Nigéria.

Embora o Boko Haram já esteja atuando há 5 anos, fazendo ataques a a civis e instituies, o sequestro das meninas atraiu a ateno do para o . A repercusso acabou incentivando o presidente nigeriano - criticado pela lenta resposta no - a das inteligncias de Estados Unidos, e Frana na pelas meninas. As autoridades afirmaram que no á operao ocidental e a Nigéria está relutante em estrangeira. O presidente do país, Goodluck Jonathan, cancelou uma nesta sexta, onde moravam as jovens sequestradas, aparentemente devido a questes de segurana.

RIria
 
Status: Offline
Mensagens: 98
Registrado em: Sáb Abr 09, 2011 06:12

Voltar para Mundo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes

cron
Política de Privacidade