Jovem sequestrada na Nigéria tem medo de voltar esco

Jovem sequestrada na Nigéria tem medo de voltar esco

Mensagempor MFrancisca » Ter Mai 13, 2014 11:05

Jovem sequestrada na Nigéria tem de

BAUCHI e ABUJA Uma das poucas adolescentes que conseguiu de membros do extremista Boko Haram, há quase um ms, disse neste domingo que tem de . Sarah Lawan, de 19 anos, revelou o rapto na de Chibok, no Nordeste do país, foi e afirmou que mais jovens poderiam escapado, temeram ser atingidas por tiros. Neste domingo, o governador do de Borno disse recebido informaes de que as meninas sequestradas foram vistas.

No posso com palavras o quanto foi . Me dói que minhas amigas no se atreveram a comigo disse Sarah em uma entrevista por telefone agncia Associated Press. cada vez que cruzo com seus pais e percebo que eles também choram quando me veem.

O governador do nigeriano de Borno revelou informaes
o paradeiro das de 200 estudantes sequestradas
islmico radical Boko Haram.

- Temos informaes de que elas foram vistas - disse o governador rede britnica BBC.

Kashim Shettima afirmou que já passou para militares o de onde estariam as jovens. Para o governador, as estudantes no teriam atravessada a , ao Chade ou a Camares.

Hollande sugere reunio situao

Algumas horas antes, o presidente francs, Franois Hollande, ofereceu-se para sediar uma conferncia Boko Haram.

- Eu sugeri ao presidente (nigeriano) Goodluck Jonathan um
com os países vizinhos. Se todos concordarem, podemos realizá-lo no
próximo sábado.-se que, além dos países vizinhos, EUA,
e a Unio Europeia também manifestaro o de
participarem das discusses.

Os governos americano, britnico e francs
já haviam assistncia técnica para as autoridades nigerianas.

Um dia do público da primeira- americana, Michelle Obama, foi a vez do premier britnico, David Cameron, aderir campanha pelas buscas das jovens. Em entrevista BBC, Cameron disse que o país fara tudo o que for possível para o a as nigerianas.

Acho improvável que peam das tropas britnicas, nossas foras especiais já trabalharam com o nigeriano no em outros sequestros. Disse ao presidente (Goodluck) Jonathan que, se de , por , pea e veremos o que podemos .

No sábado, Michelle Obama destacou a indignao que ela e o presidente Barack Obama sentem sequestro das estudantes Boko Haram.

Barack e eu vemos nelas as nossas filhas. Vemos as suas esperanas, os seus sonhos e só podemos na angústia que os pais podem sentir neste . ato irresponsável foi cometido por um terrorista a que estas jovens recebam uma educao.

No do programa, o da CNN Christiane Amanpour ofereceu a Cameron um com campanha #BringBackOurGirls.

Mais cedo, um nigeriano de direitos humanos instou o de Segurana das Naes Unidas a impor sanes ao terrorista e afirmou que as críticas e condenaes no so suficientes.

Presidente recusou internacional por semanas

O presidente da Nigéria recusou internacional durante semanas para as jovens, numa série de erros que levaram crescente indignao contra o . O Ministério das Relaes Exteriores do revelou no sábado que ofereceu cooperao nas buscas no dia seguinte ao rapto. Os EUA também disseram que mostraram disposio a o primeiro dia da crise, de com o secretário de , John Kerry. na semana , porém, a Nigéria aceitou colaborao internacional, liderada atualmente por EUA, , Frana e China.

No sábado, o Exército da Nigéria colocou duas divises para pelas estudantes sequestradas pelos rebeldes islmicos. Os soldados esto na regio de perto de Chad, Camares e Níger, para com outras agncias de segurana, de com o general Chris Olukolade, porta- da da .

O maior é que da informao recebida foi equivocada. isso no vai desencorajar os esforos de colaborao, disse Olukolade em .

MFrancisca

Status: Offline

Voltar para Mundo