WASHINGTON O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comprometeu-se nesta quarta-feira a um relatório as técnicas de interrogatório usadas pela CIA, acusada de invadido os computadores utilizados pelos parlamentares que investigavam o .
Comprometo-me totalmente a desclassificar o relatório, estiver declarou Obama a jornalistas. Com efeito, encorajo (os investigadores) a avanar e o relatório e a entregá-lo. Divulgaremos esses faots para que os americanos possam o que aconteceu no e nos ajudem a em .
A CIA viu-se, na tera-feira, no de um escndalo político nos EUA, acusada de violado a Constituio ao os computadores de vários senadores que investigavam seu programa de interrogatórios usado no .
As acusaes desencadearam uma rara polé pública entre a CIA e o Congresso, com o diretor da agncia, John Brennan, negando tentado a investigao da Comisso de Inteligncia do Senado.
A comisso iniciou uma investigao em 2009 o programa de interrogatórios violentos da CIA, incluindo a prática de afogamento, durante os mandatos de George W. Bush (2001-2009).
Obama disse nesta quarta-feira que Brennan, um de seus ex-assessores de confiana na Branca, levou o para as autoridades competentes.
No cabe a mim ou Branca intervir nesta acrescentou.
Na -feira, a senadora democrata Dianne Feinstein, presidente da Comisso de Inteligncia do Senado americano, acusou a CIA de violado a independncia entre os poderes do ao supostamente espionado o Congresso.