BRASLIA - Enquanto o ministro das Relaes Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, evita palavras fortes para comentar a situao da Venezuela, onde protestos populares vm sendo reprimidos , seu britnico, William Hague, é mais direto. Hague diz que o está com a situao na Venezuela, em com os relatos de que o venezuelano vem prendendo ativistas e oposicionistas. Figueiredo e Hague se encontraram nesta tera-feira em Brasí.
O está com a violncia na Venezuela. Estamos preocupados com relatos de que o da Venezuela está procurando protestos pacíficos, prendendo ativistas, líderes oposicionistas. Liberdade de expresso, liberdade de se pacificamente so essenciais. So direitos universais e devem ser respeitados. Ento os venezuelanos devem ser livres para suas próprias decises, políticas e disse o chanceler britnico.
Figueiredo foi mais .
A situao da Venezuela estamos acompanhando com ateno, evidentemente, íamos com ateno em país nosso. Nós temos a expectativa, se pronunciou já o Mercosul, a própria Unasul, de que haja uma convergncia de um institucionalidade, democracia e, , que no haja o de distúrbios que nós vimos na semana , em que vidas humanas foram perdidas, e nós lamentamos isso, e que foi destruída. , eu disse, estamos seguindo com ateno. Eu sei que hoje á novas manifestaes marcadas para Caracas. Estamos atentos afirmou o ministro .
No , os dois também conversaram a reunio que á em abril em So Paulo para a governana na internet. O foi pelas denúncias de espionagens praticadas pelos Estados Unidos contra governos e cidados de vários países.
Manifestei ao meu William Hague o repúdio a todo esse da espionagem contra a presidenta Dilma, membros do , empresas privadas brasileiras, e todas as medidas que temos no mbito das Naes Unidas para com essa questo. E reiterei o que tínhamos ao de participar ativamente da conferncia que teremos em So Paulo a governana na internet disse Figueiredo.
Hague disse que é para que a internet permanea , demostrou ceticismo quanto ao de governos e organizaes internacionais para alcanar esse objetivo. O é um dos aliados dos Estados Unidos.
Nós estamos naturalmente céticos em relao a um maior controle a internet por Estados ou organizaes internacionais, porque é que o dinamismo da internet, a de trazer inovao e a liberdade de expresso continuem no disse Hague.
No , também foram outros temas, a cooperao nas áreas de educao, cincia e tecnologia. Segundo Figueiredo, 6.500 brasileiros já foram no graas a bolsas do programa Cincias sem Fronteiras. Também conversaram as negociaes entre Unio Europeia e o Mercosul para um , a na Síria, a do Brasil no de Segurana da Organizao das Naes Unidas (ONU), as negociaes o programa nuclear iraniano, investimentos e a de experincias em eventos esportivos. Londres foi a das últimas Olimpíadas, em 2012. O Rio de Janeiro á os próximos jogos, em 2016.