WASHINGTON - Quando Franois Hollande chegou ao , o sofreu o golpe de realismo de que o presidente da república francesa viajaria com uma acompanhante que no era a sua esposa.
Dois anos mais tarde, Hollande chegou nos Estados Unidos solteiro, confundindo o secretário da Branca e fazendo que seu status tirasse a ateno de temas de maior relevncia política.
A Frana é a aliada mais antiga dos Estados Unidos - mesmo antes dos americanos ganharem a independncia. Após um desavena provocada pela invaso americana do Iraque, há mais de anos, o episódio só é lembrado pela do nome das batatas fritas (Freedom Fries por French Fries), Washington tem hoje em Paris a um , com nuclear e a no de Segurana das Naes Unidas.
Barack Obama e Hollande desejariam que a visita do presidente francs fosse reconhecida por sua política internacional, fosse para da contra o terrorismo - no Mali da interveno francesa - ou de Paris garante ser o europeu mais próximo de Washington no continente - Holande pressionou para a Síria no ano .
disso foi o que ambos os presidentes, desfrutando de uma aliana renovada, asinaram na segunda-feira nos jornais The Washington Post e Le Monde, com o título de Frana e Estados Unidos.
a visita de Hollande, 59 anos, aos Estados Unidos ficou a de sua caótica , e obrigou a Branca a - discretamente - 300 convites para o jantar de na tera-feira com o nome de Valerie Trierweiler a antiga companheira de Hollande.
Superado o problema dos convites, fica a expectativa á ao lado de Obama no jantar de no tradicionalmente a do presidente.
Por , Michelle Obama está com que deveria a Valerie Trierweiler ou a de Hollande, Julie Gayet.