BUDAPESTE - Comits olímpicos de menos cinco países europeus receberam nesta quarta-feira cartas em russo fazendo uma "ameaa terrorista" antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, autoridades esportivas disseram que as mensagens no representavam .
Apesar das garantias, as cartas para os comits da Itá, Hungria, Alemanha, Eslovnia e Eslováquia causaram e indicaram o em relao segurana do evento de US$ 50 bilhes pode depender o do presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Atentados suicidas mataram menos 34 pessoas no da Rússia no ms , miltantes islmicos ameaaram os Jogos de Inverno, e foras de segurana procuram uma suspeita de planejar um atentado a que já estaria em Sochi.
- Estou em a todos que o Comit Olímpico Internacional (COI) quanto a comisso organizadora de Sochi declararam de a que a ameaa no é - disse Zsigmond Nagy, diretor de relaes internacionais do Comit Olímpico Húngaro.
Ele disse que "essa tem todos os tipos de para muitos integrantes da famí olímpica".
A , segundo ele, ameaou atletas e autoridades húngaras, dizendo que pessoas que forem aos Jogos Olímpicos poderiam ser vítimas de exploso. Nagy também citou autoridades olímpicas internacionais para que as cartas haviam sido enviadas por alguém que morava fora da Rússia e já havia trotes semelhantes, no identificou a .
Autoridades da Itá, Alemanha, Eslováquia e Eslovnia disseram que seus comits nacionais também receberam ameaas e as repassaram para a polícia.
O Comit Olímpico Internacional, com na Suía, agiu para as preocupaes que a primeira foi recebida em Budapeste. O comit disse que trata a segurana de séria e que repassou informao credível para os servios de segurana.
, nesse , o órgo afirmou que "parece que o email para o comit húngaro no representa ameaa e aparenta ser uma aleatória de uma do público".
O COI se diz de que os Jogos, que tero início em Sochi no dia 7 de fevereiro, sero seguros. Putin colocou 37 agentes de segurana em alerta na regio e intensificou também a segurana em todo o país.
A Rússia está discutindo a sua operao de segurana com os Estados Unidos, e Putin conversou por telefone na tera-feira com o presidente dos EUA, Barack Obama, a segurana dos jogos.
Mesmo assim, a Rússia no tem conseguido as preocupaes a sua de a segurana do público e a dos atletas.
O líder miltante Doku Umarov fez um para que insurgentes que lutam por um islmico no do Cáucaso ataquem Sochi.
Em Sochi, as foras de segurana buscam por uma chamada Ruzanna Ibragimova, de 23 anos, que é suspeita de planejar um atentado suicida.
Ela pode cidade- em 11 ou 12 de janeiro, aponta uma pela Reuters.
A do servio de segurana da Rússia para a polícia afirmou que a é viúva de um militante islmico.
Alguns meios de comunicao russos dizem que as foras de segurana podem também estar procurando por outras mulheres- em potencial, conhecidas "Viúvas Negras", os relatos no foram confirmados.