TEL AVIV - O de Israel anunciou nesta sexta-feira a licitao de 1.400 casas na área palestina ocupada. O é 800 novas casas na Cisjordnia e 600 em Jerusalém Oriental.
O anúncio aparentemente foi para de uma visita do secretário de americano, John Kerry, que estava na regio na semana para tentar reanimar o de e a um entre israelenses e palestinos. Kerry tem um na próxima semana.
Diferentemente de ocasies anteriores, o israelense no se comprometeu nesta rodada de negociaes a a expanso dos assentamentos em Jerusalém Oriental e na Cisjordnia. Concordou em , em , 104 prisioneiros palestinos, julgados e condenados por ataques cometidos antes da assinatura dos acordos de de Oslo, em 1993.
Netanyahu tem enfrentado presso interna de sua coalizo e do eleitorado de seu , o conservador Likud, pela deciso de os prisioneiros. Após a libertao, eles foram saudados heróis e por líderes palestinos, irritando a conservadora israelense.
A deciso de o anúncio da expanso dos assentamentos reflete o de Israel de no os Estados Unidos. Em 2010, o de Netanyahu anunciou uma expanso de 1.500 casas durante uma visita do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, que irritou Washington.