BAGDÁ - Foras especiais do iraquiano esto enfrentando milicianos sunitas ligados rede terrorista al-Qaeda que atacaram duas das principais cidades do país, controlando partes de Falluja e Ramadi. Os milicianos atearam a delegacias, libertaram prisioneiros e ocuparam mesquitas, enquanto o enviava tropas para reforar a segurana. menos 35 pessoas morreram nas duas cidades e outras 70 ficaram feridas.
Vestidos de e levando a da al-Qaeda, os insurgentes usaram -falantes para outros a se juntarem a eles. As consequncias das batalhas na província de Anbar ultrapassam suas fronteiras, num em que milicianos sunitas lutam a mesma que os mais radicais jihadistas na Síria - o Islmico do Iraque e do (Síria), ISIS.
O ressalta ainda a entre xiitas e sunitas: os primeiros no , e os segundos se sentindo perseguidos e excluídos a do ditador Saddam Hussein.
menos delegacias foram atacadas, com membros do ISIS colocando imagens suas queimando carros e desafiando o . Líderes tribais também foram s ruas, com alguns deles combatendo ao lado das foras do .
A vinha crescendo o da semana, com a priso de um sunita. Na segunda-feira, tropas do invadiram e desmantelaram um de manifestantes em Ramadi. pessoas morreram na ao. Na tera-feira, combatentes da al-Qaeda invadiram as duas cidades, com o enviando reforos.
- Os terroristas deixaram o e entraram em nossas cidades para cabeas, explodir casas - declarou Abu Risha, um líder tribal .