ONU pede mais 5.500 capacetes azuis para o Sudo do Sul

ONU pede mais 5.500 capacetes azuis para o Sudo do Sul

Mensagempor hefuuqixiq » Qua Dez 25, 2013 07:15

YORK e JUBA. O secretário- da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta segunda-feira ao de Segurana da ONU verde para enviar mais 5.500 capacetes azuis para a misso no Sudo do (Unamis, na sigla em ingls). O foi numa e, Ban teria a transferncia de soldados de outras misses de africanas, Congo, Darfur, Abyei, Costa do Marfim e Libéria para o mais país do , da .

Na , o secretário- também solicitou trs helicópteros de , trs helicópteros cargueiros e um avio de C-130. Segundo o atual presidente do , o francs na ONU, Gerard Araud, uma resoluo aprovando o deve ser votada ainda nesta tera-feira.

Hoje, as Naes Unidas tm 6.800 soldados e de 700 policiais no país, a violncia fora a convocao de um reforo: a ONU está dando a 42 civis no Sudo do e diz que no á o país, apesar de a situao estar se deteriorando. menos 17 pessoas, entre elas 3.000 estrangeiros, esto refugiados numa da organizao na cidade de Bor.

A situao se deteriora no Sudo do . rumores de conflitos armados nas regies petrolíferas, o ex-vice-presidente Riek Machar se disse para com o presidente Salva Kiir uma saída política para os confrontos que há uma semana ameaam o país . Machar pediu que o liberte imediatamente seus aliados para que as conversas possam início. , enquanto isso, o Exército preparava uma ofensiva para o controle da cidade de Bor, do de Jonglei, a 200 quilmetros da , hoje nas mos de dissidentes ligados ao ex-vice-presidente.

- Minha é para que Salva Kiir liberte meus camaradas detidos e que os deixe ser removidos para Addis Abeba para que o diá possa imediatamente. Essas so as pessoas que promoveriam o diá - afirmou Machar.

Presidente e se dizem prontos ao diá

O Sudo do é cenário de intensos combates que Salva Kiir acusou seu ex-vice-presidente, a quem destituiu em julho, de de golpe de há uma semana. Machar desmente categoricamente e acusa Kiir de seus rivais, numa que tem um agravante: o presidente é da tribo Dinka, majoritária, e o ex-vice, da tribo Nuer - o que dá um elemento étnico crise. Centenas de pessoas já morreram e milhares esto deslocadas pelos confrontos.

Ontem, Machar disse que seus homens controlavam campos de petróleo nos estados de Unidade e Nilo - estratégico porque concentra a produo de petróleo , um setor que representa 95% da frágil economia do país. O -sudans, porém, negou a informao.

- Isso é o que eles gostariam. E nós no vamos de alguma aqueles acusados de um golpe de - alertou o ministro da Informao, Michael Makuei.

Apesar da , o presidente disse ao que também estava a com Machar, sem condies prévias. Ele voltou a o de mobilizar contra ele milicianos da etnia nuer, conhecidos pelos ataques brutais contras as comunidades rivais durante a longa (1983-2005), que arrasou o Sudo antes da independncia do em 2011.

O de que o se espalhe ao Sudo, se a distribuio de petróleo for afetada, também fez os Estados Unidos se mobilizarem. Além de a Juba o Donald Booth, americano para o Sudo e o Sudo do , para encontros com o presidente Salva Kiir e grupos da oposio, o Pentágono está remanejando fuzileiros e avies da Espanha para o Djibouti.

hefuuqixiq
 
Status: Offline
Mensagens: 98
Registrado em: Sex Abr 15, 2011 03:55

Voltar para Mundo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 49 visitantes

cron
Política de Privacidade