PEQUIM - A do ano que vem, os jornalistas chineses tero que em um teste de ideologia para manterem a permisso para , no que profisionais de consideram mais um exemplo do crescente controle do Chins a mídia que o presidente Xi Jinping assumiu o - primeiro do , em novembro de 2012, e do país, em maro .
A inédita á um manual de 700 páginas que traz orientaes absolutamente reportagens com comentários contra a do ou a relao entre o e a mídia é de líder e liderado. Os jornalistas também precisaro por menos 18 horas de treinamento em assuntos valores marxistas para notícias e Socialismo com Características Chinesas, assim ética ística. Quem no á tudo de . No está o que acontece com o que se recusar a pela avaliao.
- O é óbvio os jornais que tm impacto a opinio pública. Há muitos assuntos que somos proibidos de noticiar - disse um chins condio de anonimato, temendo retaliaes por estrangeira sem autorizao do .
Por outro lado, alguns escndalos envolvendo jornalistas abalaram a credibilidade da chinesa. Um repórter do New Express, de Guangzhou, foi de que aceitou subornos para textos falsas fraudes envolvendo uma empresa estatal, que negou tudo. os jornalistas tm poucas dúvidas a inteno do teste.
- O objetivo deste de controle é nos , nos sentir que o controle político é inevitável - disse um repórter de um de Guangzhou.
Segundo a agncia reguladora de mídia do chins, o objetivo do teste é a dos jornalistas da China e incentivá-los a o socialismo seu principal de valores. A agncia no respondeu perguntas a ou a liberdade de na China - segundo o Comit para a Proteo a Jornalistas, 32 profisionais esto presos no país, o terceiro que mais prendeu jornalistas em 2013, atrás de Turquia e Ir.
Para observadores da mídia chinesa, o tem demonstraes de que anda com a de controle o ao público, com o avano no de redes sociais. Vários jornais publicaram editoriais o que, em agosto, o presidente Xi encontrou-se com os responsáveis pela propaganda . antes, em janeiro, o já havia sido com uma greve no Southern Weekly que censores impediram a publicao de um editorial defendendo a instituio de direitos constitucionais na China.
- Foi um para o círculo de Xi Jinping - disse Xiao Qiang, em mídia chinesa da Universidade da Califórnia em Berkeley. - Foi uma rebelio interna e pública que deixou a em maus lenóis.
renova permisso para jornalistas estrangeiros
Por outro lado, nesta -feira o chins renovou as permisses de para jornalistas da Bloomberg e do New York Times, que ficaram mais de um ano sem a autorizao de publicarem reportagens a acumulao de por alguns dos nomes do - entre eles Xi Jinping.
Segundo Hua Chunying, porta- do Ministério das Relaes Exteriores chins, a renovao dos vistos para jornalistas ocorreu de com as leis e regras.
- que aproveita o para exagerá-lo no está de com os fatos - disse.