GENEBRA e PARIS - As negociaes em em Genebra um nuclear com o Ir tomaram um neste sábado, o terceiro dia de conversas para tentar com um impasse que já dura anos. A Frana questiona, , se o será suficiente para a construo do reator nuclear de Arak e o enriquecimento de urnio iraniano.
A resistncia francesa, na de seu ministro das Relaes Exteriore, Laurent Fabius, foi o primeiro de uma diviso entre os Estados Unidos e outras cinco grandes potncias.
Acredita-se que a delegao iraniana tenha apresentado s potncias ocidentais de um na sexta-feira, que é o foco da negociao. Fabius disse neste sábado que no aceitaria um de faz-de-.
- No posso que no há de que podemos as negociaes - disse Fabius rádio France Inter.
O chanceler afirmou ainda que se as questes pendentes no forem resolvidas no será possível a um .
- Há um texto que nós no aceitamos. Há alguns pontos os quais no estamos satisfeitos - acrescentou ele, citando o do reator em construo em Arak e o estoque de urnio enriquecido a 20%.
A Frana tem tradicionalmente adotado uma mais dura contra o Ir do que a maioria das outras potncias mundiais. O chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, já acusou, inclusive, o país de ser mais nas negociaes do que nos Estados Unidos.
As declaraes de Fabius rádio France Inter deram as primeiras indicaes os obstáculos nas negociaes de Genebra. O chanceler, o secretário de dos EUA, John Kerry, o chanceler russo, Sergei Lavrov, e seus homólogos no e Alemanha negociam com o Ir na cidade.
Fabius mencionou discrepncias em torno do reator de águas pesadas de Arak, a sudeste de Teer, que poderia plutnio suficiente para várias ogivas nucleares por ano, quando estiver operacional. Ele acrescentou que também houve divergncias os esforos para o enriquecimento de urnio a níveis inferiores a 20%, o que no permitiria que o fosse usado para fabricao de armas químicas.
Em mais uma indicao de que a atmosfera de cordialidade que reinou na primeira rodada de negociaes no ms e nos primeiros dois dias de discusses desta semana foi dissipada, o vice-ministro das Relaes Exteriores do Ir, Abbas Araqchi, queixou-se mídia iraniana. Ele disse agncia de notícias Mehr que seus homólogos ocidentais "precisam de coordenao e consultas a de suas posies. Já agncia Isna ele afirmou que há mais algumas questes e menos outras neste .
- As negociaes no vo amanh. Ou terminam hoje ou á uma rodada - afirmou ele em Genebra a repórteres.
O impasse fez com que o chanceler britnico, William Hague, reconhecesse que um pode no ser alcanado até o final do dia. Ele disse que as negociaes alcanaram "progressos bons", reconheceu que questes importantes permanecem sem soluo.
- Estamos conscientes do de que uma dinmica foi construída nessas negociaes e há foco essas negociaes e por isso temos que tudo o que pudermos para aproveitar o - afirmou Hague. - Essas negociaes tm excelentes progressos e continuam a um . ainda há questes importantes a resolver, de que ainda no acabaram. cedo para que vamos a uma concluso -sucedida hoje.
Ainda nesta manh, o secretário de dos EUA , John Kerry, e a de política externa da Unio Europeia, Catherine Ashton, reuniram-se separadamente no hotel onde esto hospedados em Genebra antes da rodada de negociaes. Javad Zarif também se reuniu com ambos.
O P5+1, por Estados Unidos, Rússia, Frana, , China e Alemanha, comeou as negociaes com o Ir na -feira para tentar a um impasse que dura anos. Numa deciso de última hora, ministros do Exterior do , Frana, Alemanha e Estados Unidos chegaram na sexta-feira a Genebra para as negociaes. Com a ida dos chanceleres cidade suía, cresceu a expectativa por um ainda neste sábado.
Num dos poucos detalhes divulgados as reunies, o Majid Takht-Ravanchi contou que seu país pediu s potncias que considerem em uma primeira as sanes bancárias e ao petróleo. Com a economia estrangulada pelas sanes, a permitiria um alívio ao país.