Economista russo foge do país em sinal de presso de P

Economista russo foge do país em sinal de presso de P

Mensagempor fmartina » Qui Mai 30, 2013 08:42

Economista russo foge do país em de presso de Putin

MOSCOU - O economista russo e do Sergei Guriev fugiu de seu país após sido interrogado de uma suposta na extinta companhia petrolífera Yukos, Mikhail Khodorkovsky foi em 2005. o de Putin Presidncia - de quatro anos primeiro-ministro - o tem diversas aes contra oposicionistas, inclusive contra o ativista Alexei Navalny, que também está enfrentando acusaes de . Navalny quanto Khodorkovsky haviam sido defendidos por Guriev, que temeu ser o próximo da represso e por isso deixou o país, afirmam as fontes.

O economista, de 41 anos, era reitor da da Economia de Moscou e costumava o primeiro-ministro Dmitry Medvedev. Ele fez da diretoria do banco estatal Sberbank e era um comentarista requisitado pela e internacional. De com fontes, ele deixou a Rússia no início de maio e está na Frana no . Procurado pela agncia de notícias Reuters, Guriev respondeu que decidira entrar de férias, e no quis comentar o .

- é um , com - avaliou Sergei Aleksashenko, outro economista de Moscou. - Ele era o economista mais próximo ao , um de que Medvedev no está ou no está sendo de seus aliados.

Erik Berglof, economista- do Banco Europeu para a Reconstruo e , disse que Guriev - um - deu uma contribuio para o político na Rússia redator de inúmeros discursos de Medvedev e de uma econmica.

Em maio do ano , Guriev anunciou em um blog 10 rublos ( de US$ 320) para um projeto anticorrupo iniciado por Navalny, ativista pode ser a anos de priso por contra Putin.

Se eu estou com de um político da oposio? No. Eu sou uma . Eu sei que, enquanto eu no a , ninguém pode me de ou . Posso estar ? , escreveu Guriev no post.

Após a eleio de Putin, ONGs de direitos humanos, monitores independentes de eleies e pesquisadores de opinio que recebem financiamento de outros países foram obrigadas a se agentes estrangeiros no , um que remete a identificaes dos tempos da Fria.

fmartina

Status: Offline

Voltar para Mundo