PARIS Para o soció e Alain Touraine, a Frana no está to quanto parece no , Franois Hollande pouco fez estí ao . Na sua opinio, o deve reagir para o de uma ruptura no país provocada avano anunciado da extrema- nas próximas eleies locais.
O : o v a Frana após o primeiro ano do Hollande?
Alain Touraine: Eu dou mais importncia evoluo a prazo do que a prazo. As responsabilidades principais esto no político e francs. O que me impressiona sobretudo é a ausncia de atores sociais e políticos. Isso ocorre no Hollande, também era o no Sarkozy. Há no se veem objetivos, ideias, atores e foras organizadas. A política está vazia e desorganizada. Já a no está em to . Há um das desigualdades a crise de 2008 em todos os países. Isto é para os EUA, para o , é para a Alemanha, no no da Frana. A Frana permanece um país com uma desigualdade bastante fraca. Há um a e o patrimnio progresivo, há um de redistribuio e de proteo . O que me leva constatao de que a situao dos franceses no é . Os franceses tm razes para estarem inquietos e descontentes, no para se desesperarem mais do que os espanhóis, italianos ou britnicos.
Hollande assumiu prometendo por uma Europa de mais e menos , contra a da Alemanha.
Alain Touraine: Hollande disse que era , e . Era indispensável. E o que ele fez? . -se de o déficit do , no se consegue. -se do Oramento. do que se falou do de econmico? . Hollande disse que ia a curva do desemprego antes do de 2013, hoje se sabe que isso no á antes do final de 2014.
O estilo de Presidncia deu ?
Alain Touraine: Se definir quando se está numa situao de crise parece . Pode-se enérgico, no . há um problema de . no controla seu , no toma decises. Vimos escandaloso e lamentável, o presidente da (Claude Bartoloné), o número trs na de do país, declaraes a de ruptura com a Alemanha. Um presidente De Gaulle ou Mitterrand permitiria isso. Hollande é um presidente , é definir as coisas elas so.
Quais so as perspectivas para o ?
Alain Touraine: Entre as hipóteses de uma recuperao vigorosa e de uma , fico com a opo intermediária. Devemos que a situao mundial melhore , e a Frana seja , um pela maré , sem ser um ativo. no se pode descartar uma ruptura . Nas próximas eleies, no se v hoje no uma do Socialista e uma dos extremos.