Estaria a Barbie condenada morte?

Estaria a Barbie condenada morte?

Mensagempor efaeqeidiw88 » Sáb Out 18, 2014 05:28

RIO - A das vendas da Mattel trimestre , puxada por uma demanda cada vez menor das tradicionais bonecas Barbie, está levando analistas de varejo e especialistas em estudos comportamentais de consumo se interrogarem se no á ao uma era. A da companhia caiu no período entre julho e setembro 21%, de recuado 15% no trimestre anterior.


Uma boneca Barbie da Mattel, numa em York: de venda por quatro trimestres seguidos
- Starkweather / Bloomberg/16-2-2011

Além de dificuldades circunstanciais, a para a Hasbro dos direitos de as bonecas do filme Frozen, a Mattel vem amargando o desinteresse por sua boneca, que já foi um para geraes de crianas. , por que as crianas esto dando as para a Barbie?

Com produtos as pulseirinhas de elástico tomando de assalto o setor dos brinquedos, no seria nenhum por uma renascena da Barbie. No entanto, no dos consoles e brinquedos de tecnologia, os estímulos sensoriais oriundos das plataformas digitais parecem cada vez mais o dos brinquedos convencionais, as bonecas. Esses estímulos tornaram-se naturais para as crianas das geraes pós-internet, que navegam com desenvoltura por essas plataformas.

Além disso, a Barbie tem sido associada a uma imagem de dona de , e, , fútil. Alguns psicólogos citam o corpo escultural das bonecas, estimulando nas meninas expectativas irreais. Recentemente, segundo o britnico Mirror, a Jodie Marsh acusou a Barbie de as meninas a fazerem plásticas nos seios para parecerem perfeitas.

CONSUMO E IDENTIDADE

Antropólogos do consumo, que estudam esses fenmenos, chamam a ateno para a importncia dos aspectos econmicos e políticos do ato de . , o consumidor está cada vez mais de sua condio. Ele se tornou nesta era um político ao definir uma agenda que vai do a seus direitos a decises ideológicas, , por exemplo, que suas filhas brinquem com bonecas Barbie e comam determinados .

Além disso, o consumo tomou o do definidor de identidade de indivíduos e grupos. Há uma moralidade que norteia o ato da , pois ele se refere ao que nos sentimos sendo. Nesse , no se trata de um de satisfao de necessidades básicas, ou mesmo supérfluas, de posicionamento na . E, ao Barbie um moral negativo, o consumidor contemporneo pode estar apontando para a inadequao dos valores simbolizados pela boneca.

Resta se tantos trimestres de de vendas so circunstanciais ou se esto sendo provocados por uma transformao cultural mais profunda, em que gadgets eletrnicos tomam o de brinquedos convencionais, ou ainda devido a mudanas de identidade e papéis sociais. Seja for, a Mattel certamente aposta numa virada do consumidor na de Natal.

efaeqeidiw88
 
Status: Offline
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Abr 15, 2011 03:02

Voltar para Economia

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes

cron
Política de Privacidade