YORK - Por décadas, a estrela, as listras, a de borracha na dos tnis típicas da Converse tm sido um elemento de estilo presente de quadras de basquete a corredores de escolas.
, a centenária americana de calados diz que alguns de seus elementos-símbolo tm sido apropriados por produtos de marcas do Walmart, Kmart e Skechers. E a empresa está processando 31 companhias, acusando-as de direitos da Converse a registrada dos famosos tnis Chuck Taylor.
Na do de York, a Converse, que pertence Nike, pede indenizao monetária. , segundo a companhia, seu objetivo principal é tirar os impostores das prateleiras. A Converse também fez uma reclamao Comisso de Comércio Internacional dos Estados Unidos. consiga sucesso, uma falsificao pode ser de entrar no país.
O objetivo é realmente esta ao, disse Jim Calhoun, diretor-executivo da Converse. Eu acho que nós somos sortudos por termos a do que íamos um ícone americano.
Walmart, Kmart e Skechers no responderam imediatamente ao de posicionamento do New York Times. o Kmart informou que ainda no havia o .
Com o de borracha e sua estrela reconhecível, a Converse deu início ao negócio americano de marcas e logos em itens esportivos quando introduziu o primeiro tnis para jogadores de basquete em 1917.
O All Star, foi , adquiriu sua aparncia atual após mais de uma década, de ser rebatizado de Chuck Taylor, um popular jogador de Baseball que entrou na empresa porta- no início da década de 1920. A Converse que já vendeu de um bilho de seu clássico ao do .
No texto Comisso de Comércio Internacional, a Converse alega que 31 lojas e fabricantes infringiram uma ou mais marcas registradas do design da companhia, incluindo uma ou duas listras pretas e a de borracha os dedos dos pés. A estrela da Converse no na reclamao.
CAMPANHA NAS REDES
A planeja entrar com aes separadas contra cada empresa, afirmou Terri Hines, vice-presidente de comunicao global na Converse. A do Chuck Taylor também diz já mais de 160 cartas a empresas acusadas de seus itens de design que so registrada, uma designao que no expira.
E a Converse parece ir além do jurídico e seus consumidores da . Na tarde desta tera-feira, a postou, em ingls, em sua página no Facebook a "Já se pergundou o que faz de um Chuck um Chuck?" e uma foto de um de Chuck Taylor identificando suas marcas registradas.
NA COMPROVAO DA FALSIFICAO
As infraes contra registradas, , so notoriamente difíceis de no da . A no permite s companhias aspectos de seu que sejam funcionais, e as empresas devem também que os consumidores associam aquele design específico , e no que o é popular.
No pode que os consumidores gostam do seu design. No pode que o seu design é ou original ou . Tem que que os consumidores associam o design do design, explicou R. Polk Wagner, um de da Universidade da Pensilvnia especializado em .
A limitao da funcionalidade e a exigncia de que o design identifique a torna difícil estes casos, concluiu Wagner.