Reduo no número de pessoas que falam francs pode dar
PARIS - Uma no número de pessoas que falam francs no pode custar Frana 120 empregos até 2020 e milho em 2050 devido de oportunidades econmicas, segundo um relatório encomendado presidente Franois Hollande e nesta tera-feira.
A menos que haja um esforo, nós podemos um recuo (no número de pessoas falando francs), disse, no prefácio, o do relatório, o economista Jacques Attali.
Essa poderia levar uma de de mercado para as companhias francesas, um colapso no da continental em benefício da de negócios anglo-sax, e um declínio na atratividade de universidades, e produtos da Frana e na Frana, continuou.
O francs, que já foi a língua internacional das Cortes e da diplomacia, perdeu espao para o ingls nas últimas décadas. Porém, de com o relatório, as políticas certas em educao e na indústria poderia a tendncia e o número de falantes dos estimados 230 milhes atuais para 770 milhes em 2050.
essas medidas no sejam tomadas, o de pessoas que falam francs pode ser a 200 milhes em 2050.
Hollande pediu que Attali, que foi consultor de Franois Miterrand, descobrisse uma de o alcance global do francs para alavancar o econmico, que foi de no primeiro semestre de 2014.
O relatório apontou ainda que países com conexes linguísticas fazem 65% mais negociaes uns com os outros do que aqueles sem de ligao. Há 37 países francófonos, nos quais o francs ou é a língua ou é falada por, menos, 20% da populao o que os torna uma econmica e insuficientemente explorada.
Há ainda 41 naes com grandes minorias que falam francs, Israel, ou com conexes com países vizinhos que falam o , a Nigéria.