WASHINGTON - As vendas no varejo dos Estados Unidos ficaram inesperadamente estáveis em julho, indicando alguma de ímpeto na economia no comeo do terceiro trimestre. O Departamento de Comércio informou nesta quarta-feira que as vendas no varejo, que haviam 0,2% em junho, foram contidas segundo ms por quedas nas vendas em concesionárias de automóveis, além de vendas fracas de móveis, eletrnicos e eletrodomésticos.
A leitura de julho foi a mais fraca janeiro. Economistas consultados pela Reuters haviam que as vendas no varejo, que respondem por um tero dos gastos de consumidores, teriam de 0,2% no ms . O relatório de vendas no varejo, que foi em , sugere que o no terceiro trimestre provavelmente desacelerará após o anualizado de 4% no trimestre de abril a junho.
O núcleo de vendas, que elimina automóveis, gasolina, materiais de construo e servios de , e corresponde de mais próxima ao componente de gastos do consumidor do , cresceu 0,1% em julho. Isso indica uma moderao nos gastos de consumidores no comeo do terceiro trimestre.
O núcleo de vendas teve de 0,5% em junho em número revisado, de de 0,6% informada anteriormente. Economistas esperavam que o núcleo de vendas registrasse um avano de 0,4% em julho. As vendas em concessionárias de automóveis caíram 0,2% em julho após uma de 0,3% no ms anterior. As vendas em varejistas que no so lojas, que inclui vendas online, recuou 0,1%.
As vendas em varejistas de vestuário subiram 0,4% e em lojas de artigos esportivos avanaram 0,2%. Os dados vendas em lojas de eletrnicos e eletrodomésticos mostraram uma de 0,1%, enquanto as vendas em fornecedores de materiais de construo e de equipamentos para jardinagem subiram 0,2%.