Página 1 de 1

Em tempos de inflao, muita ateno na hora de aplicar

MensagemEnviado: Seg Jul 28, 2014 09:16
por xubeenug

SO PAULO - A inflao pode no só o de do consumidor, também a evoluo do patrimnio investido. por isso que, em momentos de inflao em patamares mais elevados e nos quais no há de quando os preos comearo a é s opes de investimentos e a seus objetivos .

Olhando para a , a previso é que a inflao fique perto do teto da meta. esse de , os ativos corrigidos por índices de preos continuaro tendo um desempenho avalia Marcelo Mello, vice-presidente da SulAmérica Investimentos.

O da meta de inflao é de 4,5% do ndice de Preos ao Consumidor (IPCA), com de dois pontos para cima ou para . As atuais projees apontam que o indicador á o ano mais próximo da , ou seja, em torno de 6,5%.

ou prazo?

Nesse cenário, o aconselha dois grupos de ativos para investir. O primeiro se destina s pessoas que possuam alguma dí atrelada a índices de preos, mensalidades escolares ou alguns tipos de contratos de financiamento de imóvel. Nesses casos, a melhor opo é em fundos de investimento ou títulos públicos corrigidos pela inflao: assim será possível um e que a dí será no . também essa a melhor para quem no irá do a prazo.

desse , a opo mais conhecida é a Nota do - Série B (NTN-Bs), que é um título público que o IPCA mais um prmio de juros. Pode ser comprada Direto. Alguns fundos de investimentos também seguem índices de preos. No entanto, Mello explica que há uma volatilidade nesse de aplicao a prazo, o que pode implicar de rentabilidade.

Essa variao ocorre na chamada marcao a mercado, na qual os gestores precisam atualizar o dos investimentos de com a variao do preo dos ativos no dia a dia. Se os juros sobem, esses investimentos perdem de sua rentabilidade e, a prazo, a de isso é relativamente .

Ento, se o investidor os recursos de um período de , a melhor opo podem ser os títulos prefixados, uma vez que o atual patamar de juros a básica Selic está em 11% ao ano garante ganhos elevados, da inflao. Esse raciocínio também se aplica s Letras de Cré Imobiliário (LCI) e Agrícola (LCA), que, por serem isentas do de (IR), do uma rentabilidade boa ao poupador.

Atualmente eu tenho recomendado as LCAs ou LCIs, porque estas tm uma rentabilidade bastante da poupana afirma Amerson Magalhes, diretor da Easynvest Título Corretora.

Sem perspectiva de recuo

Outra opo so as debntures atreladas a índices de preos. Magalhes lembra que, no mercado secundário, é possível esses títulos privados mesmo dispondo de recursos limitados menos de R$ 5 , enquanto no da emisso os valores so mais elevados. é prestar ateno, uma vez que o dessa operao é maior e no há do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que existe no das letras de cré, limitada a R$ 250 por investidor.

também os fundos de investimentos que sigam o IPCA e invistam em debntures observa Magalhes.

Thiago Alvarez, sócio do site de controle financeiro , explica que, independentemente de a aplicao ser feita de direta de NTN-Bs e letras de cré ou por de fundos que podem ainda debntures , o investidor á um . Para Alvarez, a preocupao com a inflao tem de estar no radar porque, gradualmente, a está subindo, e no há perspectiva de quando ela irá para o da meta.

Com nas tendncias atuais, a inflao á a ser uma preocupao. Ento, se voc pensa em investir sem se da inflao, estará perdendo ao do explica Alvarez.