Mantega diz que escassez de crédito prejudica crescim


BRASLIA - O ministro da , Guido Mantega, afirmou nesta -feira que o Brasil passa por uma de cré para o consumo que prejudica o da economia. Durante apresentao feita em reunio do de Econmico e (CDES), ele ressaltou que a de financiamento para investimentos vem crescendo e tem taxas atraentes. Já o cré para que a populao possa bens - está menor e mais .
- Temos uma abundncia de cré para investimento e quem quiser faz-lo tem bastante moderada. para consumo, ela vem caindo () Há uma de cré para consumo. Essa é uma das razes pelas quais voc está movimentando pouco o comércio no país - disse Mantega.
O ministro também rebateu os críticos do , que alegam que a equipe econmica optou por o consumo em dos investimentos, o que aqueceu a demanda em , provocou inflao e prejudicou o do país.
- Tem gente que acha que voc faz o país só com investimento, voc precisa também o consumo - afirmou ele.
Ele ressaltou que o cré no Brasil saltou de uma de 25% do (PIB, de bens e servios produzidos no país) há 10 anos para 55% do PIB hoje. O ministro destacou que a de financiamentos no país sofreu com os efeitos da crise internacional iniciada em 2008, disse que o agiu corretamente naquele usando os bancos públicos para o cré.
Mantega defendeu o papel do BNDES no mercado e lembrou que o banco de responde por de 50% dos investimentos em infraestrutura no país. Ele também respondeu aos críticos que afirmam que o BNDES toma espao do setor no mercado:
- Tem gente que critica a participao do BNDES e acha que ele no devera ou ser menor. nós discordamos. Achamos que ele é para o investimento em infraestrutura.