ANÁLISE: Assim caminha o conhecimento
RIO - O editor de economia do Financial Times Chris Giles ataca, na de Thomas Piketty, dois pontos considerados essenciais em de nível acadmico: a dos dados e a eles so manipulados. A das fontes é informao de suma importncia porque é a dela que outros pesquisadores podem avanar, confirmando ou apresentando contraprovas a uma tese. No científico esse é um porque é o avana.
To quanto a nas fontes é a técnica utilizada no dos dados. O método empregado é informao que possibilita aos pesquisadores testarem a solidez das descobertas ou mesmo falhas nos procedimentos.
Giles quis a solidez da tese de Piketty e esbarrou nesses problemas. Difícil por enquanto quem está com a razo. A de alguns dados apontados por Giles na de Piketty indica que há questes graves. Há problemas ausncia de alguns índices da série , possíveis equívocos no dos indicadores com de supervalorizar o corao da tese de Piketty, ou seja, de que de houve um do dos mais ricos.
a principal e mais indicao de Giles seja com relao aos dados da Inglaterra. O editor do FT aponta uma tendncia de da desigualdade de naquele país, quando Piketty encontrou tendncia de . Com relao aos países europeus, no haveria muita discrepncia entre os dados de Piketty e Giles. O problema é quando os dados da Inglaterra so agregados aos da Europa.
Com relao aos dados dos Estados Unidos, Giles no aprofunda a análise, sugere com a sua crítica possíveis problemas aí também. disso abalou Piketty, que, em resposta ao editor do FT, reconhece que alguns dados podem estar imprecisos devido ao e número de fontes utilizadas. Ele admite ainda que esses dados precisam ser aprimorados, mantém o argumento do da desigualdade de , recorrendo a um outro com indicaes semelhantes s suas.
Tudo pode escandaloso. disso pode ser uma tremenda nas descobertas de Piketty. com de desprezarmos de as suas descobertas. Erros ou imprecises so comuns nas pesquisas acadmicas, e comuns também so os ajustes e adequaes. a cincia e o so feitos.
* Fábio Vasconcellos é e doutor em cincia política