Página 1 de 1

Entenda a diferena entre a crise nas distribuidoras e nas ge

MensagemEnviado: Sex Mai 16, 2014 06:22
por evictorino
Entenda a diferena entre a crise nas distribuidoras e nas geradoras de

BRASLIA - As distribuidoras, por determinao , tem obrigao de estarem 100% contratadas, ou seja, no podem sem para aos seus clientes. Elas precisam o disponível para aos consumidores, que no tem outra opo de . Os moradores do Rio, por exemplo, só podem elé da Light. Em síntese, as distribuidoras so empresas monopolistas.

O problema que ocorreu para que as empresas recebessem a do foi que no final do ano as empresas geradoras no ofertaram no leilo para que elas comprassem o . , com a seca deste ano, o preo no mercado de prazo, subiu de de R$ 150 o megawatt para mais R$ 800.

O tem um impacto direto nas tarifas dos consumidores, que so reajustadas anualmente. O preo da é repassado integralmente para a de e se as distribuidoras no tm para estes valores no mercado de prazo, da é totalmente repassado para as tarifas.

o causou um desequilí econmico-financeiro nas empresas, elas por poderiam um a Agncia de Elé (Aneel), que poderia de quebra destas empresas. Os grandes prejudicados seriam os consumidores que teriam aumentos imediatos. Da que foi , os aumentos foram diluídos.

No das geradoras, a situao é , o mercado é competitivo. A venda da é negociada em leiles, e as empresas podem ou no comercializar toda esta com contratos de prazo. Neste , elas esto ganhando no mercado de prazo. Elas no foram obrigadas a vender toda a sua .

O de construo da usina hidrelé de Antonio, no rido Madeira, por exemplo, garante que o maior de produzido pela usina é para uma mais baixa para os consumidores cativos (residenciais). Com a , ela pode , no máximo, 30% da gerada para o mercado . No entanto, ela pode o preo que .