RIO Mais de 71 jovens entre 14 e 24 anos participaram, em 2013, do programa , parceria entre a Fundao Roberto , o de Integrao Empresa- (CIIE) e a , organizao sem fins lucrativos. O número representa um de quase 30% em relao a 2012. O programa de capacitao, que alia e prática para os jovens no mercado de , dá ao da , lanado em 2012 Ministério do .
As empresas parceiras do contratam jovens com assinada por um período de até dois anos. Por das aulas ministradas CIEE ou pela , os aprendizes adquirem conhecimentos nas áreas de atuao com maior demanda no mercado de e aprimoram o seu desempenho no cotidiano da empresa. Presente em 25 estados brasileiros e no , o com a adeso de mais de 14 empresas. Pelas normas do programa, os jovens so remunerados e tm a férias, FTGS e -.
Estes jovens chegam s empresas dispostos a além da , o que os tornam colaboradores férteis para o das instituies. Além disso, as empresas cumprem a investindo na formao de colaboradores alinhados com sua filosofia avalia Marcelo Bentes, diretor de Institucional da Fundao Roberto , que é responsável por o didático e a metodologia para a implementao do programa, além de buscar parcerias.
Funcionários sem
Para muitos gestores, os aprendizes so ótimos funcionários em potencial, porque no chegam viciados em hábitos e regras de outras corporaes. Na SW Industry, uma empresa do alemo Wrth, há hoje dois aprendizes e dois funcionários que já participaram do programa inclusive a direta do diretor-presidente, Pedro Ramos:
Minha entrou na empresa há quatro anos. No , recebe treinamento em língua inglesa. A para a empresa é que esses jovens valorizam a e, se nós os incentivamos na mesma proporo, -se um .
Aldinéia Ximenes, supervisora da Econmica, que os aprendizes chegam s agncias tímidos, com deficincias em comunicao e matemática básica, o que é necessário para atuar com microcré, melhoram exponencialmente ao do programa.
Damos feedback das deficincias dos jovens, e a capacitao teórica passa a em seu programa disciplinas para corrigi-las elogia Aldinéia.
Melissa Cunha, de 18 anos, moradora de Nilópolis, fez o de ocupaes administrativas e, atualmente, é de recursos humanos na CTIS Tecnologia, mesma empresa onde fez seu programa de . Ela ingressou em maro de 2013, de se no médio.
Foi ótimo, porque tive a de conhecimentos teóricos e práticos e, ao do programa, meu foi funcionária Melissa, que á seu salário para custear a de . Estou próxima de ser chamada para o segundo semestre.
2000, a 10.097 obriga empresas de médio e porte a contratarem aprendizes, ocupando de 5% a 15% do de funcionários cujas funes demandem formao . No total, de 335 jovens foram inseridos no mercado de em 2013 as contrataes, no entanto, segundo o Ministério do , representam só 27% do potencial de vagas de no país.