Fundos de aes foram o melhor investimento no ms de abril

Fundos de aes foram o melhor investimento no ms de abril

Mensagempor DFlorencio » Sex Mai 02, 2014 06:41

SO PAULO - segundo ms , quem aplicou em aes teve a melhor rentabilidade em abril. Os fundos da Ibovespa Indexado, que tentam o desempenho do principal índice do mercado de aes (Ibovespa), tiveram de 1,84% no ms, segundo dados da Associao Brasileira dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), até o último dia 25. No ano, esses fundos ainda acumulam de 0,74%. No ms, o Ibovespa fechou com de 2,4% e no ano está em 0,2%. Em maro, o Ibovespa já havia subido 7,05%

- O fator político já entrou na dos investidores. Pesquisas eleitorais mostrando nas intenes de na presidente Dilma Roussef impulsionaram papéis de empresas estatais Petrobras, Eletrobras e Banco do Brasil, contaminando positivamente outras aes.Isso beneficiou a Bolsa em abril - observa o sócio da Queluz Asset Management, Maurício Pedrosa.

A do atual por uma menos intervencionista é com olhos pelos investidores, diz Pedrosa.

O estrategista da corretora SLW, Pedro Galdi, avalia que um fluxo de recursos de investidores estrangeiros também contribuiu para o desempenho das aes em abril. Até o último dia 25, o saldo estava em R$ 5,7 bilhes. Essa turma de investidores veio buscar papéis baratos, que vinham sendo castigados mercado, com um pessimismo em relao ao desempenho da economia brasileira.

Outras categorias de fundos de aes também tiveram bons ganhos no ms. Os fundos da Aes - que no tm seu desempenho atrelado a nenhum índice específico - tiveram um de 1,08%, enquanto os fundos da Ibovespa Ativo - que tm objetivo superar o desempenho do Ibovespa, índice de referncia do mercado de aes , ofereceram um de 0,78% em abril. No ano, , essas aplicaes recuam 2,995 e 3,62% respectivamente.

Na negativa do ranking, ficaram os fundos cambiais - que aplicam em diferentes moedas, o dó americano. Eles foram a pior aplicao financeira de abril. Os cambiais apresentaram perdas de 1,05% no ms e no ano acumulam uma desvalorizao de 4,92%, segundo a Anbima. O desses fundos acompanha o do dó , que fechou o ms em de 1,71% e no ano perde mais de 5%.

- Os juros de 11% ao ano no Brasil, aos 0,25% nos Estados Unidos e na zona do euro, tem atraído investidores estrangeiros para a fixa. Contribuíram também para a do dó as captaes de recursos feitas por empresas no exterior. Com mais dólares entrando, a cotao caiu e os fundos cambiais refletem esse - diz Fernando Bergallo, de cmbio da corretora Tov.

Ele lembra ainda que a estratégia do Banco de os leiles de contratos de swap cambial (operao que equivale a uma venda de dólares no mercado ) mesmo com a em baixa intensificou as perdas do dó. Além disso, no exterior, a expectativa de que o Reserve mantenha o de retirada dos estímulos economia - de US$ 10 bilhes por reunio - adia uma de juros por lá e limita uma disparada do dó.

Bergallo alerta que na mesma que estes recursos vieram eles podem o país e o dó a se valorizar. em que essa debandada vai é difícil. Por isso, os fundos cambiais so investimentos arriscados para pessoas físicas.

Na fixa, os fundos que investem em títulos públicos ligados inflao, tiveram desempenho. Os chamados fundos de Fixa ndice ganharam 1,53% no ms e no ano oferecem um de 4,18%, o melhor entre todas as aplicaes. Os títulos que esto nas carteiras desses fundos, as Notas do da Série B (NTN-B), que pagam mais inflao, costumam um desempenho melhor quando a expectativa de para a básica de juros, a Selic, diminui. O mercado acredita que o atual ciclo de de já está no .

- O desses fundos depende da política de juros do Banco e também da participao de títulos prefixados e indexados a inflao em suas carteiras. Hoje, os títulos pré-fixados com vencimentos mais longos pagam juros de até 13% ao ano. uma boa de investimento para quem no vai do no prazo e pode aproveitar essa - diz o educador financeiro Mauro Calil.

Os fundos de fixa tradicionais tiveram um de 0,89% no ms e, no ano, tm de 3,58%. O ficou dos fundos DI, que renderam 0,7% no ms e sobem 3,17% no ano.

DFlorencio
 
Status: Offline
Mensagens: 68
Registrado em: Seg Abr 04, 2011 11:51

Voltar para Economia

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron
Política de Privacidade