Página 1 de 1

Na moda, banana acumula 10% de inflao no primeiro trimestre

MensagemEnviado: Qui Mai 01, 2014 12:03
por ucex

RIO - O consumidor que estiver pensando em aderir a campanha contra o racismo, iniciada jogador Daniel Alves, no último final de semana, á que de olho nos preos cobrados nas quitandas e supermercados nas próximas semanas. A banana prata, por exemplo, que é a mais comprada no Brasil, apresentou elevao de 10,07% nos trs primeiros meses do ano, de com o ndice de Preos ao Consumidor (IPCA), calculado IBGE.

Para se uma , a inflao de preos ao consumidor no país alcanou 2,18% nos primeiro trimestre. A elevao no do também recaiu as bananas dágua e maa: de 6,04% e 2,82%, respectivamente.

Segundo Luís Otávio , economista da Brasil, o motivo da elevao nos preos é sazonal. Para o , o de produtos in - utilizada para produtos que so consumidos em seu , as frutas - apresentou acelerao um todo. Questes o período de seca em do país e a da produo resultaram em cobranas .

- O dos preos é generalizado. Todo grupamento de produtos in sofreu com o período de seca fora de época em algumas regies do país. no início dos anos, é necessário de olho para elevaes - explicou Luís Otávio.

A da produo foi , também, na retrao das exportaes da banana. Tendo Unio Europeia, Estados Unidos, Uruguai, argy e Suia, os compradores do , foram exportadas, em maro deste ano, R$ 3,3 milhes, 8,07% menos que no mesmo período do ano . A quantidade exportada também caiu: de 10,3 de toneladas para 8,4.

Produtores pedem ateno

Para os produtores, a elevao da banana ao status de da é benéfico para mais ateno ao mercado . Segundo a Associao dos Bananicultores do do Ribeira (Abavar), que reúne de quatro produtores no de So Paulo, a brasileira no necessita de de importaes, ainda mais com o de possíveis pragas.

- Somos o terceiro maior produtor mundial e isso é . So 500 hectáres de área plantada. Estamos preocupados com a da liberao da de produtos de outros países, do Equador. Além da questo da do , estas safras chegam ao país contento pragas que nós no temos - explica Agnaldo José de Oliveira, diretor da Abavar.

De com os produtos, duas pragas em podem a
produo . A Sigatoca
Negra, que destrói o bananal e o deixa com uma aparncia de , e outra -
ainda sem nomenclatura e no Equador -, que afeta o
dos frutos e pode ser .