BRASLIA - A diretoria da Agncia de Elé (Aneel) aprovou nesta -feira as regras para aportes e empréstimos s distribuidoras de e criou um de de Econmico (CDE). O repasse desses custos para a de dos consumidores será no prazo de dois anos, fevereiro de 2015.
O reajuste decorrente dos empréstimos é por técnicos do setor elétrico em 10%. Os custos extras das distribuidoras das térmicas e de mais sero arcados por todos os consumidores do país, independentemente do do mercado da distribuidora.
Os bancos que emprestarem os recursos s distribuidoras vo comear a de os valores também em dois anos: 2016 e 2017. Esta é a blindagem que dá segurana para os bancos fazerem os aportes de recursos, segundo a Aneel. Está prevista para ano uma captao de R$ 8 bilhes.
O Banco do Brasil (BB) e outros bancos privados vo o consórcio que vai participar da operao que está sendo estruturada pela equipe econmica para as distribuidoras. Segundo fontes que participam das negociaes, a Econmica e o BNDES no devero participar do .
A Aneel adiou para o dia 25 o prazo para que as distribuidoras depositem as garantias financeiras das operaes do mercado de prazo de de . O depósito das garantias estava marcado para o próximo dia 8 de abril. A liquidao financeira á ser feita nos dias 28 e 29. o de fevereiro deve superar os R$ 4 bilhes.