RIO - Genética, segundo o dicionário, é o da biologia que trata da hereditariedade e se ocupa das diferenas entre os seres vivos, das suas causas e dos mecanismos e leis da transmisso dos caracteres individuais. Uma definio ampla, que encontra no de oportunidades de atuao que o da genética oferece e que segue em , apontam especialistas.
Algumas razes podem esse . Inicialmente, cresce o investimento na criao de centros de e universidades, no setor público no . Além disso, diferentes áreas, análise , medicina e agropecuária, tm cada vez mais usado a genética na de decises. , a genética está ligada resoluo de problemas da , preservao e identificao da biodiversidade pontua Carlos G. Schrago, coordenador de pós-graduao em genética da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ).
Isso abre para biólogos, médicos, químicos, farmacuticos, nutricionistas, enfermeiros, biomédicos, físicos, engenheiros, da computao e para técnicos em subáreas da genética, , , , de microrganismos e molecular. A é de Diamar da Costa Pinto, professora da Estácio de biologia molecular, genética e biotecnologia.
E Diamar frisa: para atuao em nível , quanto para técnico, a boa qualificao é para quem quer atuar com genética o que ao Brasil. Milton Ozório Moraes, do Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz, bate na mesma tecla, ressaltando que esta é uma área que precisa de altamente qualificado, com mestrado e doutorado, no especializao:
O país tem cada vez mais doutores, em todas as áreas, e há um de cursos nas áreas de genmica e biologia molecular, , até nível de do , esse número no é .
A área, lembra Ozório Moraes, é multidisciplinar, o que permite que profissionais com diferentes backgrounds se especializem e se capacitem para ela:
Hoje em dia, a graduao de é mais genérica. Um mestrado e um doutorado qualificam para atuao.
E no para quem tiver em se para comear a com genética. , especialistas apontam para um exponencial do . O radicado nos EUA e da University of California San Diego, Alysson Muotri, explica que a genética deu um salto qualtativo e quantitativo na ultima década devido a novas formas de sequenciar o DNA, com tecnologias com custos cada vez menores.
Só 1% do genoma é interpretado
As novidades na bioinformática acompanham esse , com métodos computacionais que so capazes de na interpretao de grandes quantidades de dados ( é o do genoma ) informa Muotri, acentuando que, consequncia disso, há um maior número de pessoas sendo sequenciadas e mais descobertas as características e as doenas humanas sendo feitas.
Além disso, continua o , hoje sabemos menos de 1% do genoma , o que significa que ainda existe a :
A genética é uma área que no deve desacelerao nas próximas décadas.
Ozório Moraes dá um exemplo que a o potencial do setor: enquanto o mapeamento do primeiro genoma custou US$ 1 , hoje é possível uma análise genética por menos de US$ 500 que já é disponível nos EUA:
Barateamento das tecnologias facilita a equipamentos e servios, ampliando o mercado de .
O que no significa que o de vagas se á de imediata.
um mercado que ainda cresce e no se desenvolve com tanta , porque a validao é complicada, existe burocracia. a genética chegou pra : daqui no , só á um nível de cada vez maior.