Lobo diz que alerta do governo mostra que sistema elé
BRASLIA - O ministro de Minas e , Edison Lobo, afirmou nesta sexta-feira que a nota divulgada durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) – na qual o governo admitiu, pela primeira vez, existir um risco de desabastecimento no país – teve objetivo de uma de segurana ao consumidor. Lobo ressaltou que o documento mostrou que o é e que está para que no haja desabastecimento.
que há uma mínima de se as condies forem absolutamente adversas disse o ministro.
Questionado a afirmao, na semana , de que o de desabastecimento no país é , Lobo afirmou que o no com um absolutamente .
Ora, se eu no estou contando com o absoluta e totalmente , eu tenho que que o praticamente no existe. Nós temos uma de . Isso estruturalmente é assim. Temos para o de ao país em momentos de dificuldades esse disse Lobo, que acrescentou com a máxima de no , em do mínimo de desabastecimento:
Vamos que, nos anos anteriores, que se achou que nós íamos dificuldades, íamos desabastecimento, racionamento e no houve, vamos que cheguemos a dezembro de 2014, eu acredito, eu estou firmemente , sem . Qual foi a de ? Nenhum disse Lobo.
O ministro informou que se á na tarde desta sexta-feira com o secretário do , Arno Augustin, para uma possível soluo para o déficit em R$ 5,6 bilhes para a de Energético (CDE) ano. Lobo disse, no entanto, que uma deciso no deve ser hoje. O da equipe econmica é que o déficit seja repassado para os consumidores por da do , causando uma média de 4,6% na .
Pode ser que, na próxima semana, tenhamos uma deciso. No estou fixando datas disse o ministro.
Mais cedo, o secretário-executivo de Minas e , Márcio Zimmermann, também afirmou que o elétrico está equilibrado estruturalmente e ressaltou que no existe " ".
Ninguém projetou um para ser disse.
Em durante a cerimnia de do diretor da Agncia de Elé (Aneel), Reive Barros dos Santos, o ministro de Minas e afirmou que o elétrico está a incidentes, asim outros países esto. ressaltou que o é que no haja descompasso nem .
Isso nós no temos.
Em referncia s falhas de transmisso que deixaram, na semana , estados das regies , Sudeste, - e sem , o ministro considerou que o da expresso "apago", pela , estigmatizar um episódio no país.
Eu chamo de interrupo temporária de . Isto é uma coisa. ás, se formos buscar no dicionário, nós no vamos sequer a apago. Ela no existe disse o ministro.
Eventualmente, uma circunstncia , (o ) pode sofrer um . ruirá.
Lobo ressaltou que o tem planejamento ano a ano e investimentos no elétrico. Ele disse que, se tiver que de , será necessário " por isso". O ministro reiterou que o elétrico é , e .
Ontem, em nota divulgada durante a reunio do Comit de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), o garantiu que o de está em 2014, admitiu, pela primeira vez, que, se a situao dos reservatórios piorar nos próximos meses, existe o de desabastecimento, embora considere "baixíssima" a de um apago .