Empresas de telefonia enfrentam perda de rentabilidade na Bo

Empresas de telefonia enfrentam perda de rentabilidade na Bo

Mensagempor ZVasco » Ter Jun 04, 2013 07:19

Empresas de telefonia enfrentam de rentabilidade na Bolsa

RIO - Consideradas boas pagadoras de dividendo, o que poderia ser um trunfo no em que o Ibovespa recua 12,22% no ano, as empresas do setor de telefonia se tornaram de preocupao para analistas. As companhias enfrentam um mercado relativamente saturado na telefonia móvel e mudanas na regulao que interferem na rentabilidade do negócio. O deste é que, no ano, a de de mercado das principais empresas já chega a R$ 3,9 bilhes. A supertele Oi enfrenta a situao mais delicada, com de 47,74% das aes preferenciais (PN, sem a ) no ano, causada pela crescente preocupao do mercado com a da companhia de R$ 2 bilhes por ano em dividendos, prometeu.

O compromisso fez a Oi se a ao com o maior em dividendos, se no for considerada a variao do papel nos próximos 12 meses, entre todas as companhias do setor de com as projees de analistas compiladas pela Bloomberg. De com a estimativa média, a supertele brasileira pode render 26,14% em remunerao aos acionistas a ao fique no mesmo patamar um ano da na última sexta-feira. , ainda que a ao no desvalorize a de o , esse pagamento é cada vez mais improvável e analistas já recomendam que a companhia reduza os dividendos para conseguir investir e de saudável.

MIGRAO PARA PS-PAGO

A primeira de dividendos da Oi a 2013 será em agosto, que no do primeiro semestre a dí líquida da companhia no seja ao triplo da gerao de (Ebitda, na sigla em ingls). até analistas avaliam que a gerao de no deve ser suficiente para a dí, o que exigiria a venda de ativos. Procurada, a empresa diz que está comprometida com a política de dividendos.

Recomendamos vender a ao da Oi, porque acreditamos que o no está sendo usado da correta. Esse nível de dividendo no é suportado pelos lucros da companhia no e no é necessariamente a o minoritário prefere disse Richard Dineen, do banco HSBC.

Em situao oposta no mercado quando se em dividendos está a Telefnica Brasil, dona da . A companhia sofre com de faturamento em telefonia fixa e larga fixa, responsáveis por 34% das receitas no primeiro trimestre, ainda conseguiu a maior quantidade de novos clientes de planos pós-pago de telefonia celular no período e tem a maior do mercado de telefonia móvel (28,83%).

Fiscalizao

A projeo média de com dividendo nos próximos 12 meses, sem variao da ao, é de 7,34%, segundo a Bloomberg. a ao preferencial sobe 13,71% no ano, o Gustavo , da corretora Planner, ainda recomenda a manuteno do papel.

Se por um lado a Telefnica Brasil tem apresentado menores taxas de , vai melhor nessa migrao de pré-pago para pós-pago avalia .

Embora no seja considerada boa pagadora de dividendos, as aes ordinárias (ON, com ) da TIM so recomendadas para pela Planner, porque a corretora considera que os papéis caíram mais do que deveriam com a de presidente no comeo de fevereiro, quando assumiu Rodrigo Abreu, e com punies recentes da Agncia de Telecomunicaes (Anatel) por má de servio. é a empresa mais dependente de telefonia móvel (95% das receitas), é considerada a mais vulnerável fiscalizao.

TIM foi o papel do setor que mais sofreu no prazo com aes da Anatel. é questo de se o presidente entrega melhores resultados avalia Eduardo Roche, da Modal Asset.

Ele avalia que o setor de telefonia, com 134 celulares habilitados para cada 100 brasileiros, perdeu muita atratividade pela elevada competio entre as empresas para lucros, ainda aplica em aes do TIM e Telefnica Brasil.

Problemas em série

Tim: As dificuldades da TIM com a Anatel ficaram notórias em 18 de julho do ano , quando foi proibida de vender novas linhas em 18 estados e no , com o objetivo de melhorar a dos servios. A proibio durou 11 dias. Ainda no comeo de agosto, um relatório da Anatel acusou a operadora de ligaes de propósito de clientes de planos pré-pago e o discriminatório só foi descartado em maio deste ano.

OI: No mesmo período, a supertele brasileira também foi proibida de vender novas linhas em cinco estados por 11 dias para melhorar a dos servios prestados de telefonia móvel. a preocupao é com a da empresa de no mercado com um de dividendos e investimentos

Telefnica Brasil: A da empresa de reter clientes de telefonia fixa é um dos desafios. Perdeu de 129 clientes no 1 trimestre

ZVasco
 
Status: Offline
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Abr 11, 2011 05:34

Voltar para Economia

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes

cron
Política de Privacidade