RIO - No ms em que se comemora o Dia do Consumo , no último dia 15, um do Greenpeace que a crescente demanda por produtos mais verdes está produzindo avanos, ainda que no na desejada, nos fabricantes de celulares, tablets, computadores e televisores. O Gadgets verdes: projetando o que praticamente toda a produo de celulares, em 2006, quando se iniciou a , continha alguma substncia tóxica. ano, o percentual caiu para 50%. Mesmo asim, a fabricao desses equipamentos ainda responde por 80% das emisses de carbono (CO2) na atmosfera. Só ano, 2,5 bilhes de aparelhos sero fabricados no . A questo dos resíduos é outra preocupao do Greenpeace: em 2012, foram produzidos 4,9 milhes de metros cúbicos de eletrnico, o equivalente a sete quilos por . E a previso é de um nesse de 33% até 2017.
O , que servirá de informao para o consumidor, faz um ranking das 16 fabricantes desses equipamentos no a maior da produo está concentrada no da Ásia. Eles so categorizados, de com seu pioneirismo na fabricao sustentável, ou no de componentes livres de PVC e BFR (compostos químicos tóxicos nocivos saúde e ao ). Nos celulares, os primeiros lugares em inovao verde so ocupados por Nokia, Sony Ericsson e Apple; na posio intermediária esto LG, Samsung, Acer e RIM (BlackBerry). A Panasonic ficou retardatária no .
DE PRESSO POR MUDANAS
A Apple aparece isolada pioneira, entre fabricantes de PCs e tablets. No que usa a maior de componentes livres de PVC e BFR esto HP, Dell, Acer, Wipro, LG, Lenovo, HCL, Samsung e Toshiba. Panasonic e Sony esto clasificadas entre as fabricantes que no tm de os componentes tóxicos.
Entre os televisores há um da Philips na de PVC e BFR, do Greenpeace; com reconhecidos progressos, esto as empresas LG e Toshiba; e com pouca credibilidade, Samsung, Sony, Panasonic e Sharp.
A é que o green gadget o consumidor e presione mudanas nas empresas. No que aquele é energeticamente , também que está de substncias tóxicas e que a mo de no é empregada em situao degradante explica a coordenadora da campanha de Energias Renováveis do Greenpeace, Bárbara Rubim.
Segundo Bárbara, os rótulos ainda so um dos meios mais seguros para o consumidor se o de sustentabilidade dos produtos, assim os selos de eficincia energética.
O de Conteúdos e Metodologia do Instituto Akatu Consumo , Gabriel Ribenboim, diz que é uma relao do consumidor com esses aparelhos:
Um dos principais desafios da indústria é evoluo tecnológica que privilegie o software mais do que o hardware, responsável, no descarte, pelos grandes impactos ambientais. , antes de tudo, que o consumidor questione os apelos de atualizao tecnológica das empresas.
A Associao Brasileira da Indústria Elé e Eletrnica (Abinee) informa que, com fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, apresentou, em janeiro, uma para asinatura do Setorial para Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrnicos Pós Consumo.
VEJA O INFOGRÁFICO SOBRE A POLUIÇÃO ELETRÔNICA
Até 2013, a Apple diz que converteu 73% das instalaes e 100% dos centros de dados em renováveis e fez inovaes que permitiram que produtos se tornassem mais finos, sem resistncia. O Mac Pro, por exemplo, usa 74% menos alumínio e ao que o anterior, e as baterias dos notebooks duram até 5 anos. A Apple tem programas de reciclagem em 95% dos países onde atua.
O coordenador de Comunicao e Marketing da Sony Brasil, Marcelo Gonalves, diz que os produtos da tm selos da Ence e do Procel de eficincia energética. O programa da Sony para dos fornecedores exige adequao a padres de eliminao e controle de 37 substncias. A empresa utiliza 99% de plástico reciclado.
A Dell garante que tem um rígido controle de e certificaes em 78 países, entre eles o Brasil, da de suprimentos, passando por produo, venda, coleta e reciclagem. A de Servios de Reciclagem da Dell, Cintia Gates, diz que certificaes incluem de práticas trabalhistas sustentáveis de fornecedores. Na coleta, a Dell trabalha com terceirizadas auditadas.
EMPRESAS INVESTEM EM CERTIFICAO
Segundo Elson Felici, coordenador de Corporativa e de Impactos Ambientais da Semp Toshiba, o Programa Recicla de Logística Reversa permite a devoluo de equipamentos e embalagens para destinao ambiental correta. agosto de 2012, a de resíduos eletrnicos já processou 550 toneladas. A Panasonic tem certificaes de de e ambiental em So José dos Campos (SP) e Manaus.
Os processos da Samsung obedecem certificao de Sistemas de Ambiental. Em 2013, as unidades receberam a ISO 50001, que representa as melhores práticas na de . A Microsoft á s práticas da Nokia quanto eliminao de substncias cancerígenas em dispositivos móveis. Já temos várias iniciativas para com as substncias mencionadas no relatório e continuamos a pesquisar materiais alternativos para nossos produtos, diz nota da empresa.
Na HP Brasil, o diretor de Operaes e Sustentabilidade, Kami Saidi, diz que a empresa tem compromisso a sustentabilidade ambiental e anualmente revisa suas metas. os anos 1990, o programa Design for Environment objetiva produtos que usem menos materiais, com maior reciclabilidade e reduo de substncias nocivas. Além disso, a HP atua com diversos órgos nacionais e internacionais para influenciar o mercado a de substncias PVC e BFR.
Wipro e HCL no atuam na venda de celulares no país. Lenovo e LG Electronics disseram que no se pronunciaro a . Acer, BlackBerry e Sharp no retornaram até o .