RIO - Apesar do cenário negativo da indústria no ano, com queda acumulada de 3,1%, os setores que se beneficiaram com a do ainda mantm saldo , segundo dados divulgados nesta -feira IBGE. O exemplo mais é o da chamada marrom, na qual está incluída a produo de TVs, que recua 18,2% entre julho e agosto, , no ano, preserva de 9,1%.
Veja Também
O número já foi maior. No primeiro trimestre, o acumulou avano de 52,2%, impulsionado pela demanda aquecida no período imediatamente antes do Mundial, quando as vendas de TVs tradicionalmente aumentam no país. Nos trs meses seguintes, dos ganhos foi revertida, com de 6,1%.
A mesma situao é vivida de bebidas, que recuou 2,6% entre julho e agosto, , no ano, permanece em : após 3,4% no primeiro trimestre e 4,5% no segundo trimestre, mantém de 2,3% no ano.
O efeito , no entanto, é balanceado pela generalizada de quase todas as categorias entre janeiro e agosto. O de bens intermediários, que responde por quase 60% da composio do indicador, já recua 2,6% nos primeiros oito meses do ano. Já o de bens de , indicador do nível de investimento do setor, recua 8,8%, influenciando a acumulada de 3,1% da indústria .