RIO - Uma semana de se de denúncias de ao menos cinco crimes Ministério Público (MPF) do Rio e de So Paulo, os advogados do empresário Eike Batista apresentaram Justia sua quanto aos supostos crimes de manipulao de mercado e de informao privilegiada.
Constam ainda contra o empresário denúncias de de , ideológica e induo do investidor a . O juiz Flávio Roberto de Souza deve no comeo desta semana a quebra dos sigilos fiscal, bancário, financeiro e bursátil ( a operaes em Bolsa) feitas empresário.
No texto apresentado Justia, os advogados Sergio Bermudes, Ary Bergher, Raphael Mattos, Fabio Dias e Darwin Corra insistem que as denúncias de manipulao de mercado e de informao privilegiada no tm para serem levadas adiante e usam o para se acusao de insider trading.
Veja Também
Em , rumores e fofocas de , plantados surdina e com vocao sensacionalista, meias verdades e fatos sequer existentes em bases indiciárias acabam pautando a dos órgos de persecuo criminal, muitos deles ávidos por momentos efmeros os holofotes da mídia, escreveram os advogados a ao dos procuradores federais.
O no conseguiu entrar em contato com os procuradores do ou com o juiz Flávio Roberto de Souza para comentar os termos da .
DO TWITTER
Para a , Eike é uma vítima da mídia por ser um cidado -:
Em nosso país, cidado que goze de de pública em razo de sua posio ou a título, e o qual paire alguma dú ou questionamento de , torna-se fácil do sensacionalismo e da vigente de que todos so culpados até que se prove o contrário. No há, na prática, presuno de inocncia para essas pessoas.
Auré Valporto, da Associao de Proteo aos Acionistas Minoritários, que perderam com aes de empresas do X, disse recentemente que o empresário tem buscado a da opinio pública. Na semana retrasada, Eike afirmou que com patrimnio líquido negativo de US$ 1 bilho.
Os advogados reforam na apresentada Justia que Eike no sabia da inviabilidade dos poos de petróleo de Tubaro Tigre, Tubaro Gato e Tubaro Areia, da petroleira OGX. Acrescentam ainda que o empresário investiu US$ 700 milhes entre outubro de 2012 e junho de 2013, a época em que a área técnica da Comisso de Valores Mobiliários (CVM) alega que o empresário já sabia que a OGX era um fracasso.
Os advogados alegam que Eike foi o maior , quem mais apostou e perdeu com a frustrao do desempenho da OGX, que acabou contaminando as empresas do .
O texto da diz ainda que Eike no enganou os investidores e que todos entraram no negócio sabendo dos riscos que corriam. Os advogados escreveram ainda que Eike usou o Twitter para manipular o mercado e que seria impossível correlacionar as manifestaes esporádicas do empresário com efeitos no preo das aes.
No dia 5 de dezembro de 2013, porém, reportagem de O mostrou que, na avaliao de especialistas, Eike violou a das S.A. (6.404/76) ao canais extraoficiais para seus negócios, provocando assimetria de informaes entre os investidores. Em maio daquele ano, enquanto comentava aspectos áveis da empresa no Twitter, já vendia aes no mercado.
Segundo a , Eike no obteve ganhos com a venda de aes e elas foram feitas para dívidas com o fundo Mubadala Development Company. Eike no ficou com um centavo das vendas, diz o texto.
Os advogados afirmam que os procuradores no descreveram de que os crimes foram cometidos e consideram que a Justia no tem competncia para o e nem o MPF para denúncia. Eles pedem a extino do ou que ele seja remetido Corregedoria da Justia do Rio de Janeiro. o no seja atendido, pedem que o empresário seja de todas as acusaes.