Como cuidar da sucesso de seu negócio

Como cuidar da sucesso de seu negócio

Mensagempor NGustavo » Qua Mai 28, 2014 11:06

RIO -se que 90% das empresas brasileiras so familiares e contam com gestores e funcionários de diferentes graus de parentesco em sua administrao. De com o IBGE, 30% desses negócios sobrevivem após a transio entre a primeira e a segunda gerao, e 5% alcanam a terceira. Por outro lado, companhias tocadas por parentes so mais resistentes a abalos de crises financeiras, dizem especialistas. Uma da PwC realizada em 2010 com empresas familiares de 35 países, inclusive o Brasil, apontou que 67% de seus representantes acreditam que a familiar ajudou a superar o econmico de 2008.

Um exemplo da das empresas familiares está na Alemanha. O país tem sua economia muitíssimo baseada na economia familiar, o que faz com que muitos especialistas atribuam a essa característica o de a Alemanha no sofrer os efeitos de crises quanto seus vizinhos europeus explica Wagner Luiz Teixeira, diretor- da Hoft, empresa de consultoria de sucesso familiar.

Para José Renato de Miranda, do Empresa familiar é um negócio, os números mostram a importncia que as famílias empreendedoras tm na economia brasileira e é , , a de desses negócios.

No importa se a empresa é , média ou . Os empresários precisam que o mercado exige respostas. Quanto maior for a conscincia de que o é para a empresa e no para a famí, maior o do negócio. Com uma , sem a centralizao no , a companhia mais porque sua sustentabilidade no depende da de uma única .

A Rio, empresa de terceirizao de servios, se preparou para a transio de uma gerao para outra. Há 29 anos, Nilson Ritto fundou a companhia de modesta, quando seus cinco filhos ainda no tinham idade para com ele. Os anos passaram, o negócio e a cresceram e, pouco a pouco, cada um dos herdeiros trabalhou de alguma com o .

A nossa na empresa foi espontnea e teve desdobramentos diferentes para cada um de nós Carla Ritto, uma das filhas do e atual diretora da Rio. Minha irm Flá comeou cedo, em um , e evoluiu até direo. Os foram passando na condio de estagiários ou entraram em cargos compatíveis com sua , tendo a liberdade de só na empresa se quisessem. que, atualmente, uma irm tem uma de biquínis, outro é de educao física e outro é empresário do de estacionamentos. Eu demorei mais, vim quando a companhia já tinha 20 anos e entrei diretora da área de marketing e .

Nilson Ritto procurou especializada para no de transio que durou alguns anos. Em 2010, o empresário faleceu no dos para a do basto, quando as filhas Carla e Flá estavam preparadas para assumir o controle.

Por isso, a sucesso deve ser planejada quando o da empresa estiver saudável, ativo e atuante na companhia. Nós tivemos para a transio e acreditamos que isso foi para nossa sobrevivncia. A maioria das empresas familiares no chega segunda gerao, e a nossa, além de , apresentou nessa avalia Carla que planeja uma gerao para daqui a anos, quando os netos de Nilson podero assumir a empresa. Ainda pequenos, eles foram inseridos na consultoria que a companhia recebeu por de atividades lúdicas para familiarizá-los com o da empresa.

Segundo Teixeira, consultor da Hoft, uma boa sucesso deve o sucessor quanto o . Ambos devem prazos e metas estipulados para que a transio no se :

Outro é que todos devem se no só de acadmica, também emocional. Quem passa o basto precisa estar resolvido emocionalmente para melhor definir seus sucessores. O critério no deve ser preferncia , , , as competncias necessárias para a sobrevivncia e sucesso do negócio.

NGustavo
 
Status: Offline
Mensagens: 83
Registrado em: Seg Abr 11, 2011 02:13

Voltar para Economia

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron
Política de Privacidade