RIO - s vésperas da do , a , em operao conjunta com seis países -americanos, apreendeu 836.112 produtos falsificados, entre os quais camisas, uniformes e bolas das marcas Nike, Adidas e Fifa. Também foram recolhidas falsificaes de bolsas e artigos das grifes Disney, Gucci, Chanel, Calvin Klein, Tommy Hilfiger, Havaianas, Louis Vuitton e Lego. A Operao Gol 14 teve no Brasil, Uruguai, argy, Peru, Chile, Paraguai e Panamá.
A fiscalizao faz do esforo da de a vigilncia ao de falsificadores com a da , que comea em junho. A coordenao internacional da operao, realizada entre 19 de maro e 17 de abril, ficou a da Organizao Mundial das Alfndegas (OMA).
No Brasil, o de de Riscos Aduaneiros da (Cerad) coordenou as operaes nos portos de Itajaí (SC), Itaguaí (RJ), Manaus, Paranaguá (PR), Rio de Janeiro, Rio (RS), Suape (PE), Santos (SP) e Vitória. Foram vistoriados, entre maro e abril, 224 contineres, 24 tinham mercadorias que simulavam as marcas de grifes famosas.
De com o coordenador- de Administrao Aduaneira da , José Carlos de Araújo, a organizao e o planejamento com outros países se deu por de de informaes.
Trocamos informaes contineres que poderiam problemas. Os produtos apreendidos vieram da China. Estimamos que as mercadorias tenham equivalente R$ 1,5 milho afirmou Araújo.
Santos: metade das apreenses
no Brasil, foram apreendidos 718.374 produtos falsificados, além de duas toneladas de tecidos. O Porto de Santos, sozinho, respondeu por da metade dos produtos apreendidos: 350 . Manaus veio em segundo , com 160 itens.
No Rio e no Espí , de 170 produtos simulavam as marcas Nike e Adidas. No Porto do Rio, foram realizadas 45.400 apreenses de itens que se faziam pelas marcas Adidas, Havaianas e Fifa. Já no Porto de Vitória foram apreendidas 100.080 falsificaes das marcas Nike e Calvin Klein.
Entre os outros países, o Paraguai registrou o maior número de apreenses: 70 , da argy, com 28 produtos.
O foco da operao foi os produtos esportivos. um mercado que uma oportunidades para quem atua de ilícita. Vamos a coibir esse de atuao explicou Araújo.