RIO - O percentual de devolues de cheques sem fundos cresceu em maro, atingindo 2,21%, com relao ao ms anterior, quando o índice ficou em 1,99%, de com indicador da Serasa Experian. No ms foram devolvidos 1.401.869 cheques e compensados 63.390.631. Na comparao com o mesmo período do ano , o índice caiu, pois em maro de 2014 era de 2,36%.
Economistas do órgo de proteo ao cré relacionam o da inadimplncia s dificuldades financeiras do consumidor um cenário de inflao em acelerao e do acú de compromissos típicos do primeiro trimestre do ano: pagamento de impostos IPVA e IPTU, despesas com escolar, gastos das viagens de férias, a das compras parceladas das festas de de ano. , entendem que há um cará sazonal refletido no índice.
Com relao aos estados, Roraima liderou o ranking estadual dos cheques sem fundos nos primeiros dois meses do ano, com 12,33% de devolues. O Amazonas foi o com o menor percentual (1,24%). Entre as regies, a foi a que liderou o ranking, com 4,3% de cheques devolvidos. A regio Sudeste foi a que apresentou o menor percentual (1,64%).
No do Rio, a devoluo de cheques em maro foi de 1,64% do total de cheques compensados, maior que a devoluo de 1,44% registrada em fevereiro. Em maro do ano , a devoluo de cheques pela segunda vez por de fundos no Rio de Janeiro havia sido de 1,79% do total de cheques compensados.