RIO e BRASLIA - Com o nível dos reservatórios e a previso de poucas chuvas para o período de seca que se estende até setembro, especialistas já comeam a se preocupar com os meses que antecedem a do e com aqueles que a sucedem. Por enquanto, no há preocupao quanto ao de durante o Mundial. há o de um estresse pré-, com um maior consumo de pela indústria, que deve a produo de , bebidas e outros bens no duráveis para os dias parados com os feriados no período dos jogos.
Se a realizao dos jogos da está garantida graas ao esquema montado com a Fifa, que inclui, entre outros equipamentos, a instalao de geradores nos estádios fontes do setor elétrico demonstram preocupao com o dia seguinte ao Mundial, o abuse do nível dos reservatórios antes e durante o evento. Segundo consultorias, se for inevitável, quanto mais tarde um racionamento for decretado, mais ele seria para o país.
Os jogos so a para um maior consumo de água, cerveja e petiscos. Por isso, o setor de e bebidas deve a produo. O cearense Edson Queiroz, das marcas de água mineral Minalba e Indaiá, tem para a produo e o do varejo no .
Durante a , á do consumo flutuante. Por isso, coordenamos o nas fábricas, para que no falte produtos nos pontos de venda disse Camila Coutinho, de Marketing para as marcas Indaiá e Minalba.
E há um com possíveis protestos durante a .
As indústrias já negociam com o para que as mercadorias estejam nos depósitos até maio disse o presidente da Associao Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), José do Egito Lopes .
essa conjuno de fatores que preocupa Mikio Kawai, diretor da Safira :
Durante a , o consumo de deve , devido aos feriados. Há o de um estresse pré-, porque no chove, e as indústrias devem mais, para alavancar a produo.
Esquema para a
Na , mesmo em de racionamento, uma rede de geradores á que os estádios e a transmisso de informaes operem de da rede básica que atende s cidades-. Apesar disso, há aposta de que, mesmo se for necessário, o no á racionamento durante o evento.
Entre os compromissos assumidos na sua para sediar a , está o de aos estádios em de dupla alimentao. Geradores e baterias vo a realizao de jogos e a transmisso, mesmo na hipótese de de
Há previso de dois sistemas de geradores para suprir essa . O primeiro prev equipamentos para atender transmisso de dados e ao Internacional de Transmisso (CIT) no Rio, onde a operao será compartilhada com a Light. A Fifa contratou o servio com a multinacional Aggreko, com de R$ 47 milhes. A multinacional já forneceu esse servio Fifa na da África do , em 2010, e em Jogos Olímpicos.
O segundo , que vai atender aos estádios, ainda no teve contratao formalizada em todas as cidades-.