SO PAULO - Um "The Wall Street Journal" com as aes que mais se valorizaram no índice S&P 500 que os setores que mais sofreram após a crise de 2008 so os que mais se recuperaram. Nos últimos cinco anos, por exemplo, as aes de consumo subiram 324%, seguidas pelos papéis do setor financeiro ( de 259%) e de aes de indústrias ( de 243%).
Completam a das altas, as aes do setor de materiais ( de 177%), Saúde (171%), Consumo de Itens Básicos (118%), leo e Gás (106%), Servios Públicos (77%) e Servios de Telecomunicao (68%).
Na avaliao de especialistas, esse das Bolsas dos EUA é de Bull Market (tendncia de ) mercado. que um índice se valoriza mais de 20% após a mínima, caracteriza-se um período de Bull Market. A expectativa dos especialistas é que com a retomada do da economia, essa tendncia se mantenha, mesmo com o Reserve (Fed, o banco americano) dando sequncia ao de retirada dos estímulos, reduzindo a mensal de títulos.
Os juros dos títulos de cinco anos nos EUA esto em 1,5%, enquanto nos papéis de anos a é de 2,7%. Esse cenário também beneficia as empresas, que tm ao cré barato. E isso deve se refletir nas Bolsas diz Pedro Barbosa, sócio da STK .
Ele avalia que da crise de 2008 houve uma mudana no do investidor em relao aos investimentos no exterior. Segundo o , esse investidor ficou com de seu em estruturas onde no conhecia os riscos.
Antes, ele nem tinha contato com o de um fundo, por exemplo. da crise, passou a uma averso a estruturas complexas, onde o investidor ficava distante. Com isso, abriu-se espao para o de fundos de aes que aplicam no exterior por diz Barbosa.