RIO - Uma anfíbia. Fincada no cho, de em dias de , inibindo inundaes. No só é possível, já existe. Em Bangladesh. A primeira unidade da Lift House (ou elevador) foi construída na cidade de Dhaka, numa que costuma sofrer com chuvas fortes e enchentes, e vem sendo testada há quatro anos.
O mecanismo é . A é composta de trs partes. A , estática, é feita de tijolos e concreto e funciona a espinha dorsal da edificao, responsável por mant-la em pé. Presa a ela, há dois módulos laterais de bambu construídos dois tanques, que tm de cimento e funcionam fundao da . dos tanques, ficam colches de garrafas pet usadas. Quando chove e o rio localizado atrás da enche, a água invade os tanques e sua fora levanta os colches de pets e as duas laterais da . Asim, o imóvel flutua na água, ao invés de ser invadido por ela. Quando o nível da água baixa, a a seu . Para infiltraes, o piso recebeu .
Com solues econmicas eficazes e , a arquitetura da Lift House se adapta ao dando, a comunidades carentes urbanas, a chance de em casas seguras, de e que no necesitam de reparos a cada . As inundaes, uma das foras mais destrutivas em comunidades pobres de grandes cidades, so uma na de muita gente ao do . Esta é uma de conviver com elas diz Prithula Prosun, arquiteta que desenvolveu o projeto em tese de mestrado.
de Bangladesh, onde viveu até os 9 anos, Prithula vive ento em Toronto, no Canadá. em seu mestrado quis pesquisar solues para habitaes de comunidades pobres de seu país. E a inteno era um projeto sustentável, a arquiteta optou por materiais baratos e que estivessem disponíveis em quantidade no da construo.
do bambu, versátil, e de , quanto das pets, disponíveis aos milhares em do e que, quando no recicladas, acabam enchendo os lixes. Na de Bangladesh, por exemplo, foram usadas oito pets.
, uma que, além de ecológica, facilita a exportao do projeto e a construo da em outros países. No , Prithula vem trabalhando em parceria com a organizao Architecture for Humanity, para lift houses na Colmbia. Esto na de captao de recursos. O de cada módulo é de de R$ 11 . Ou seja, uma , a de Bangladesh, custa R$ 22 e pode ser erguida em trs meses. E será que o projeto poderia também ao Brasil?
. Embora a primeira Lift House construída levasse em considerao as condies e necesidades de uma famí de Bangladesh, os conceitos básicos do design anfíbio podem ser aplicados em área que sofra com enchentes diz a arquiteta, que continua com sua para outros tipos de habitaes anfíbias.
, segundo Prithula, no há restries de ou peso para cada módulo móvel. Para uma maior, um tanque, ou fundao, também maior. O design é totalmente adaptável até mesmo s condies climáticas. Só é adaptaes que seriam estudadas de com cada .
Presidente da Associao Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA Rio), o arquiteto Vicente Giffoni acredita, no entanto, que no Brasil a técnica só poderia ser aplicada em áreas afastadas dos centros urbonos, as regies ribeirinhas da Regio .
O é , no sabemos se poderia ser aplicado com eficácia no Rio de Janeiro. O de materiais sustentáveis e o estilo de construo so relevantes, , por outro lado, no se sabe se, na prática, isso seria suficiente, para se o causado por uma avalia Giffoni.
é autossuficiente
E a asiática ainda tem outras características sustentáveis. Em sua , foram construídos os banheiros e deles há uma composteira. Assim, é possível a ser usado em hortas ou no jardim que a edificao, por exemplo. Além disso, o imóvel foi projetado para ser autossuficiante e no tem conexes com os sistemas de da cidade, precário no daquela . Por isso, com dois painéis num de captao de solar, suficientes para da .
A posio da no levou em considerao a incidncia do sol dos ventos, para a temperatura. Os janeles localizados nas fachadas frontal e lateral dos módulos de bambu também permitem uma ventilao cruzada que a o do imóvel.
Há ainda duas grandes cisternas, enterradas no . Uma para captao de água da chuva e outra para armazenamento da água já usada nos banheiros, que passa por e pode ser novamente utilizada em descargas e na irrigao da área verde.
Espero erguer futuros modelos da Lift em diferentes partes do . Acredito que a tem um potencial e estou ansiosa por o design do imóvel pode ser aplicado em diferentes paisagens e culturas destaca Prithula, acrescentando que está pesquisando o que será para essa mesma arquitetura na construo de centros comunitários e também em escolas.
A arquitetura da Lift House se adapta ao dando a chance a comunidades carentes de em casas seguras, de .