BRASLIA - das concesses de blocos de explorao de petróleo e gás terem sido retomadas em 2013, ano á ser marcado pelos primeiros leiles de gasodutos no país, com inédita participao privada. Até hoje, os gasodutos brasileiros mais longos so controlados pela Transpetro, subsidiária da Petrobras, e há restrita dessa energética.
, ainda no primeiro semestre de 2014, o vai um de concesses, na 11.909, conhecida do Gás, de 2009, e á leiloar o trecho entre uma das chegadas do gás do pré-sal, em Guapimirim, e o Comperj, em Itaboraí, no Rio.
Em 13 de dezembro, o ministro de Minas e , Edison Lobo, assinou portaria que solicitava Agncia do Petróleo (ANP) a concesso, com prazo de 30 anos e exigncia de 85% de conteúdo para o do leilo. A ANP, por sua vez, também já aprovou as regras para a atuao de empresas no carregamento de gás, o que funciona um regulatório para as que quiserem atuar nesse setor.
Segundo portaria publicada no Diário da Unio em 27 de dezembro, á restries participao da Petrobras na concorrncia pela dos gasodutos, uma vez que ela detém também o conteúdo que á pela infraestrutura concedida. Por essas normas definidas pela ANP, a empresa que fizer o do gás pelos seus dutos no á, por exemplo, ou a concorrncia, ou de posio que venha a em quaisquer mercados relativos s atividades que compem a indústria do gás .
Consulta pública
O ainda á em consulta pública nos próximos dias o primeiro esboo de uma possível rede de gasodutos país, que á ser aperfeioada avanar a explorao dos potenciais campos de gás no convencional em terra concedidos na 12 Rodada, que ocorreu em 2013. A definio dessa rede já estava prevista na do Gás, foi colocada em prática.
Segundo fontes do , porém, é que os processos de explorao da 12 Rodada avancem, asim a manifestao de que existem reservas firmes de gás em blocos concedidos anteriormente, para que se defina onde seria viável a instalao de novos dutos. Outro sinalizador necessário para que a expanso dos gasodutos ocorra de é o dos campos do pré-sal e a de de gás indústria de , que justifique a construo dessa infraestrutura, disse uma . O dos dutos só se justifica com a de e demanda por um mínimo.
Foram o gás e os gasodutos que permitiram o salto da indústria americana nos últimos anos e a reduo dos custos de produo, da .