Inflao na Venezuela alcana 56% no ano e Maduro culpa especul

Inflao na Venezuela alcana 56% no ano e Maduro culpa especul

Mensagempor GGualter » Qua Jan 01, 2014 09:27

Inflao na Venezuela alcana 56% no ano e especulao

CARACAS - O Banco da Venezuela (BCV) revelou nesta segunda-feira, após quase um ms de silncio, a de inflao registrada em novembro que era mantida até segredo de e a anual para 2013. De a suas medies, os preos aumentaram 56,2% no país janeiro (sendo 4,8% só em novembro, e 2,2% em dezembro).

Estes dados supem a de inflao mais do Hemisfério Ocidental e a maior registrada na Venezuela 1996. Ao mesmo , pode ser interpretada com um fracasso da econmica do revolucionário, uma percepo que o presidente Nicolás se apressou em da internacional:

- Essa é a correspondente economia parasitária, especulativa. Se no fosse pela especulao, que só em novembro comeamos a , íamos uma inflao de um só dígito.

se referia sua denominada ofensiva econmica, pela qual, o último dia 6 de novembro, seu ocupa centenas de lojas sobretudo de eletrodomésticos e e confisca suas mercadorias para vend-las com enormes descontos, até os estoques.

No dessas ocupaes, que o presidente preferiu de inspees, exigiu s autoridades do BCV que seu da de inflao ecoasse as redues de preos conseguidas e, em , que se adotasse um método de composio do índice de preos ao consumidor que discriminasse entre a inflao , que obedece s leis da economia, e a inflao induzida, de uma suposta conspirao contra o , mais do que da cobia , segundo as palavras de .

Por isso, o BC venezuelano no se resignou nesta -feira a os números alarmantes, preferindo alguns detalhes metodológicos na de amortecer seu impacto.

O relatório, no qual o banco ratifica sua disposio para a construo do socialismo protagonista da econmica , afirma que, se no fosse pela interveno governamental, a inflao do ms de novembro teria alcanado 6%, uma maior que os 4,8% registrados, e ainda mais distante dos 2,2% que caracterizam esse ms, segundo as séries históricas mantidas BCV.

Embora o banco tenha se quase 30 dias para a inflao de novembro, o relatório já se permitia o para dezembro: 2,2%, uma desacelerao que o BC atribui do contra a especulao.

O texto adverte, no entanto que a interveno estatal se concentrou até em setores comerciais que pesam pouco na ponderao do índice de preos. Por outro lado, disse o órgo, o cesta de , na qual houve um de preos de 7,5% no ms de novembro, tem um impacto mais .

Isso no passou despercebido para . Durante sua entrevista coletiva, na qual aceitou cinco perguntas e qual quis um cará de saudao de final de ano para os meios de comunicao que cobrem o palácio presidencial de Miraflores, ele anunciou que em janeiro á a ofensiva com tudo.

Antecipando a ateno que á distribuio de , o sucessor de Hugo Chávez citou o , na sua própria do Twitter, de um de típica as populares areperas que estava comprando insumos subsidiados para vend-los diretamente a compradores de aquisitivo.

- Nossa contra a corrupo e a especulao é todos os dias - concluiu.

GGualter
 
Status: Offline
Mensagens: 86
Registrado em: Sex Abr 15, 2011 10:14

Voltar para Economia

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron
Política de Privacidade