De olho nos negócios, Dilma e presidente alemo se re&

De olho nos negócios, Dilma e presidente alemo se re&

Mensagempor MZara » Seg Mai 13, 2013 09:44

De olho nos negócios, Dilma e presidente alemo se reúnem

BRASLIA O presidente da Alemanha, Joachim Gauck, desembarcará hoje no Brasil, em So Paulo, para participar, com a presidente Dilma Rousseff, da maior reunio empresarial entre os dois países. Para o e o setor industrial , o , que vai dois dias, promete ser bastante de novos investimentos. Um da Confederao da Indústria (CNI) aponta que as empresas alems vo investir, até 2015, R$ 13 bilhes em projetos industriais, o que representa 7% do total de investimentos da indústria, com exceo de petróleo e minerao. Há, , espao para a participao dos alemes no país, nas áreas de quí, equipamentos e tecnologia.

O Brasil também quer melhorar o perfil das exportaes para o mercado alemo, com o qual é deficitário. no ano , a balana entre os dois países teve um saldo negativo de US$ 7 bilhes contra o Brasil, que , , manufaturados. Na virada do milnio, 79% da de exportaes brasileiras eram de industrializados e 19% de básicos. A proporo de manufaturados foi caindo progressivamente de lá para cá. Em maro deste ano, o Brasil exportou 59% de produtos básicos e 40% de industrializados.

Alemes tm 27 bi investidos

Segundo o da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig, o estoque de investimentos diretos no país totalizam de 27 bilhes, que significa 45% do total investido na América Latina. Ele destacou que, desses números, So Paulo é hoje o maior polo industrial fora da Alemanha.

Grolig citou, ainda, dados do Escritório de Estatísticas daquele país que mostram que, em 2012, foram importados menos produtos brasileiros em relao a 2011. Houve uma de 5,7%, enquanto as exportaes para o mercado subiram 4,7%. Na comparao 2011/2010, as vendas brasileiras para a Alemanha cresceram 18,6%, enquanto as importaes cresceram 7,5%.

Essas oscilaes so normais. Porém, independentemente das direes no afetam de drástica o comércio bilateral. No ranking dos parceiros comerciais da Alemanha, o Brasil ficou, em 2011 e 2012, em 20 nas exportaes e na 21 posio nas importaes. Esses dados mostram o Brasil é um disse o diplomata.

De com o diretor de Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, a presena do setor alemo no Brasil é para alavancar a inovao. Abijaodi acrescentou que, ao todo, existem 1.400 empresas germnicas no Brasil, que empregam 250 funcionários. Elas representam 10% do PIB industrial do país.

Queremos investimentos que garantam o das empresas e da populao tecnologia. Isso só aumenta a gerao de empregos e a competitividade enfatizou Abijaodi.

Os alemes so investidores tradicionais e, o mais , é um de investimento que traz tecnologia, um investimento em produo reforou Soraya Rosar, executiva de Negociaes Internacionais da CNI.

Se depender das empresas alems, esse cenário tende a por . Segundo o presidente da Basf para a América do , Alfred Hackenberger, na última década o investiu no Brasil, só em e , de 500 milhes.

Nossos investimentos na regio esto crescendo, já que os países emergentes so países-chave para a Basf.

MZara
 
Status: Offline
Mensagens: 104
Registrado em: Seg Abr 11, 2011 05:16

Voltar para Economia

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 36 visitantes

cron
Política de Privacidade