por APalmira » Dom Out 23, 2011 06:58
Aluno de escola pública, Serra conseguiu entrar, já na primeira tentativa, na renomada Escola Politécnica de Engenharia da USP, e, no início dos anos sessenta, vinculado política estudantil, foi eleito presidente da Unio Estadual de Estudantes, de So Paulo, e depois da Unio Nacional dos Estudantes, com apoio da Juventude Católica. Democrata, Serra sempre usou o palanque e a tribuna como armas.
Com 21 anos, Serra, representando a UNE, foi o mais jovem a discursar no famoso comício da Central, no Rio de Janeiro, ao lado do presidente Joo Goulart e outras autoridades. Perseguido pelo golpe militar de 1964 por ser presidente da unio dos estudantes, Serra exilou-se na Bolívia após os militares incendiarem a sede da UNE no Rio de Janeiro. Posteriormente, rumou para a Frana, retornando ao Brasil em 1965, na clandestinidade. Ainda neste ano, foi para o Chile, onde ficou durante oito anos e se formou economista. Deu aulas e assessorou o governo daquele país. Com a queda de Allende, foi preso no Estádio Nacional, mas conseguiu sair e rumou para a Itália e, depois, para os Estados Unidos. Teve uma vida extremamente produtiva no exílio, onde adquiriu sólida formao acadmica (dois mestrados e um doutorado), atuando como professor e consultor da ONU (Organizao das Naes Unidas).
Em 1967, Serra casou-se com a bailarina rota, também psicóloga, Mnica Allende, com quem tem dois filhos e trs netos e continua até hoje casado.
Serra interrompeu a sua formao acadmica no Brasil em funo do exílio, que impediu que seguisse a carreira de Engenheiro. No entanto, no Chile, se graduou e fez um mestrado em Economia e foi professor de Matemática na CEPAL (orgo da ONU). Posteriormente, nos Estados Unidos, fez mais um Mestrado e um Doutorado na prestigiada Universidade de Cornell. Trabalhou dois anos em Princeton como professor assistente, um dos templos do conhecimento mundial. Tem uma das mais sólidas formaes na área no Brasil. Aprendeu línguas e fala fluentemente ingls e espanhol, além de saber francs e italiano
Serra permaneceu 13 anos longe do Brasil. Retornou em 1977, dois anos antes da Lei da Anistia, sendo um dos únicos que voltou sem nenhuma garantia de liberdade e ainda com os direitos políticos cassados, correndo o risco de ser preso.
Em 1978, Serra iniciou a sua carreira política, que este ano completa 32 anos. Teve sua candidatura a deputado impugnada pelo regime militar, sob a alegao de que ainda estava com os direitos políticos suspensos. Foi admitido como pesquisador do Cebrap, foi editorialista do jornal Folha de So Paulo e professor de Economia na UNICAMP (Universidade de Campinas), onde ficou.
Em 1983, Serra iniciou, efetivamente, a sua carreira como gestor, assumindo a Secretária de Economia e Planejamento do Estado de So Paulo. Brao direito do governador Franco Montoro, arrumou as finanas do Estado que estavam falidas pelo ex-governador Paulo Maluf, organizou os investimentos e deu fora Educao e Saúde. Implantou a hidrovia Tiet-Paraná, asfaltou mais de 4 mil km de estradas vicinais e reequipou totalmente a polícia. Montoro entregou o governo com todas as finanas em dia para seu sucessor, Orestes Quércia.
Em 1986, Serra foi eleito deputado constituinte, um dos mais votados do Estado de So Paulo. Foi o deputado que aprovou a maior número de emendas na Constituinte: apresentou 208 e aprovou 130, uma delas criando o FAT, Fundo de Amparo ao Trabalhador, que tirou do papel Seguro Desemprego. Liderou toda a reformulao oramentária e de planejamento do país, no período, que comearam a estruturar as finanas brasileiras, preparando-as para o futuro Plano Real.
Serra foi um dos fundadores do PSDB, em 1988. No mesmo ano foi derrotado por Luiza Erundina, do PT, nas eleies para prefeito de So Paulo. Em 1990, foi reeleito deputado federal com a maior votao em So Paulo e a segunda maior do Brasil.
Em 1994, Serra foi um dos grandes apoiadores do Plano Real, mesmo com idéias próprias que o indispuseram, por exemplo, com Ciro Gomes. Neste ano, foi eleito senador por So Paulo, com mais de seis milhes de votos. Em seguida, assumiu o Ministério do Planejamento, onde implantou os programas "Brasil em Ao" e "Avana Brasil", copiados pelo presidente Lula para transformar no "PAC".
Em 1998, José Serra assumiu o Ministério da Saúde. Criou os Remédios Genéricos, implantou em todo o Brasil o Programa de Saúde da Família, fez os mutires e o Programa de Combate a AIDS. Criou a ANS e ANVISA. Foi considerado, internacionalmente, como uma referncia mundial em gesto na área, com meno honrosa na ONU.