por STeodoro » Seg Fev 24, 2014 06:36
Colega ASSSALTO, ai em cima. Mas ajuda externa no foi o que faltou para Cuba, pelo menos dos anos 60 até 1991, e após 1999.
Desde que anunciou que faria parte do bloco soviético, Cuba recebeu centenas de bilhes de dólares da Unio Soviética e dos países do Leste Europeu. O país dava algumas toneladas de tabaco e aúcar e recebia em troca navio cheios de petróleo, suprimentos e equipamentos avanados etc.
O embargo norte-americano no pesou para a Cuba castrista, porque eles tiam patrocinadores que no deixavam faltar ajuda ao país, até mesmo porque Cuba era um importante posto avanado. Mas mesmo assim todo mundo que pde fugir do país fugia, em parte porque a maior parte da ajuda recebida no chegava realmente ao povo cubano, mas sim era usada somente pelos privelegiados da burocracia do PCC (Partido Comunista Cubano), isto quando Fidel no inventava de sustentar guerrilheiros na América Latina e na ÁFrica nos anos 60 e 70, enquanto seu próprio povo passava necessidades.
A tirania de Fidel Castro é to boa que até a própria filha dele fugiu do páis quando conseguiu uma brecha... bem capaz de dizerem que ela foi subornada ou influenciada pelos "malvados reacionários", mas, por que ela fugiria de um país onde o pai é o líder e poderia dar todos os bens materiais que ela quisesse? Talvez porque a falta de liberdade de expresso é to grande e sufocante, que compensa largar todas as benesses que possui por ser parente do tirano (e o pior, ditadura to doentia que se divulga como a melhor coisa do mundo).
Com a queda do bloco soviético na Europa Oriental em 1989 e da URSS em 1991, a ajuda secou e Fidel realmente passou um perrengue e submeteu o povo cubano a um racionamento mais cruel do que experimentavam antes. Mas mesmo assim, vários países, inclusive do Ocidente europeu e das América Látina, sem falar na China e países socialistas asiáticos, comerciavam com Cuba nesta época, apesar da vigncia do embargo norte-americano.
Lógico que no era um comércio de "av para neto" como era antigamente entre Cuba e URSS, mas no era um isolamento completo como os esquerdistas gostam de apregoar para justificar o fracasso do comunismo cubano em satisfazer as necessidades do povo.
Mas tudo melhorou (pelo menos para os membros do partido, os comissários e puxa-sacos da burocracia do PCC) quando Hugo Chaves assumiu o governo venezuelano em 1999 e passou a fazer o mesmo que a URSS fazia para Cuba por 30 anos: fornececer petróleo quase de graa para manter Fidel Castro no poder.
O problema é que ainda continuam culpando o embargo
Se o capitalismo é to ruim para Cuba e os EUA só querem destruir a "democracia popular monárquica hereditária de CUBA", porque Fidel Castro reclama tanto de no poder fazer comércio com os EUA???
Campanha: Passagem só de ida para CUBA para Tarso Genro, Lula e todos os artistas, políticos, entelequetuais e esquerdistinhas em geral para eles viverem como cidados cubanos comuns, sem quaisquer privilégios da aristocracia comunista do PCC.