Adocao a brasileira feita a anos atras ainda e crime?

Mensagempor NGisela » Qua Ago 01, 2012 11:28

Bom, minha tia e seu foram ate uma cidade vizinha para buscar um recem , no minha prima, a 24 anos atras. Eles voltaram e a registraram sua propria filha .
Isso se adocao a brasileira e e , correto? Pois , minha prima sabe que foi adotada nao tenho se sabe que foi dessa . Ela escolheu nao tentar contato com os pais biológicos e .
Eu tenho 19 anos e soube disso, na todos sabem isso praticamente nao importa pois ela E e foi tratada filha/neta/sobrinha/prima a mim e minha irma (na ela que e a preferida dos meus avos AHAHAH). A unica coisa que me incomoda e o que a adocao foi feita, pois e um . Quando perguntei isso pra minha mae ela desconversou e falou que foi a anos atras e "nao vai em ". E isso eu nao acho correto e tambem sei que devo com minha tia isso porem antes gostaria de de algumas coisas:

Seria hoje o que aconteceu anos atras ainda um ? Qual seria as consequencias pra minha tia e seu e, tambem, para o da familia que sabia e falou? Eles, minha tia e , teriam legalizar essa adocao se quisessem? eles nao queiram e tenha ser , posso uma denuncia? Pra quem?

Eu realmente nao acho correta a atitude deles e menos do da familia, eu nao falei ou procurei isso antes por outros motivos alem da pouca idade tenho consciencia de que isso deve ser . Obrigada!
NGisela

Status: Offline

Mensagempor MNilda » Dom Dez 01, 2013 09:44

Complicado. A primeira coisa que eu faria, e talvez a última, seria deletar meus tios da minha convivncia e deixar bem claro, com todas as letras aos meus pais que eles so criminosos e que no convivo com criminosos.

Qualquer cidado é protagonista para denunciar um crime, mas no caso, ante o conhecimento do crime por várias pessoas, inclusive seus pais, a responsabilidade é deles e no creio ser adequado voc carregar o peso de ter denunciado os criminosos ao Ministério Público. No seria omisso de sua parte, seria apenas autoproteo.

Na verdade nada garante que seus tios no tenham sequestrado a menina, pois ninguém lhe apresentou provas da doao, nem testemunhas, nada. E como ela no é filha biológica, os seus tios é que tem o DEVER de fazer a prova da doao (mesmo que seja um crime menor que o de sequestro). Lembra do caso da Vilma que sequestrou o Pedrinho? Quem garante que no se trata do mesmo fato?

Esqueci de outra coisa que eu faria: Eu faria um interrogatório com minha me e meu pai, to firme e determinado que eles cantariam tudo o que sabem e ainda, passariam a ter medo de mim, no pela violncia física que sempre abominei, mas pela minha fora moral. Garanto que no me desconversariam.
MNilda

Mensagempor DGermano » Qui Dez 05, 2013 06:51

A "Trina E" e o "Naturista" disseram tudo, legalmente no há mais o que fazer. E quanto ao nosso(a) amigo(a) "Faltará fraldo no julgamento do mensalo?" que usou o caso da Vilma que seqestrou o Pedrinho, como exemplo, no é o mesmo que esse seu, pois quando surgiu a suspeita de que Pedrinho no era filho da Vilma, ele era ainda menor de idade, e os pais biológicos representaram contra a Vilma, que perante a justia, havia a possibilidade de ter ocorrido um crime, ocasionado a requisio de um exame de DNA, nesse caso da sua prima (garota adotada), ela sendo maior de idade, no existe nenhuma forma legal de obrigá-la a se submeter a um exame de DNA, portanto, só ela pode representar contra a sua tia que a adotou, e se isso for conveniente para ela, pois como já disseram ai em cima, pode ser que ela esteja satisfeita com a situao e deseje que tudo continue como esta.
DGermano

Mensagempor zgue » Seg Dez 16, 2013 06:10

Sim, era e é crime, mas prescreve em 15 anos, portanto já prescreveu faz tempo.

No há mais o que denunciar nem o que regularizar.
zgue

Mensagempor PBenedito » Ter Dez 17, 2013 06:58

In, do ponto de vista legal, depois de 24 anos esse crime já prescreveu, mesmo que voc denuncie nenhuma autoridade poderia fazer alguma coisa, e veja que a coisa é ainda mais complicada, mesmo que no tivesse prescrito, para abrir um processo, seria necessário um exame de DNA para provar que esta garota no é filha biológica, e pela lei atual, ninguém é obrigado a se submeter a um exame de DNA (no caso de processos de reconhecimento de paternidade, o suposto pai no é obrigado a fazer o exame, mas se submetem, por vontade própria, quando acreditam no serem o pai biológico, pois caso no faam, sero automaticamente considerado pai, mas essa regra no se aplica nesse caso, pois no é um processo de reconhecimento de paternidade), essa garota deveria por vontade própria se submeter ao exame de DNA (portanto, esse processo, para fins civis, no para fins criminal, só pode ser provocado pela própria garota adotada), portanto, qualquer processo civil tem que partir da própria adotada, se ela no tem essa inteno, nem voc e nem ninguém mais pode fazer qualquer coisa, nem mesmo os pais biológicos dela podem fazer isso (porque hoje ela é maior de idade). Como o crime já prescreveu, nem sua tia e nem os que sabiam podem sofrer qualquer sano. Quanto ao registro feito, uma vez lavrado (nesse caso, a 24 anos atrás), e no contestado pelas partes interessadas em tempo hábil, hoje, é oficial, reconhecido como legal, no há o que legalizar, para os olhos da lei, no houve adoo, houve o registro de um recém nascido, para a lei, essa garota FILHA DESSA SUA TIA.
Do ponto de vista moral e familiar, o que voc acha certo ou errado deve pautar a sua vida (e a vida dos seus filhos, se tiver), o seu comportamento, no pode ser imposto para terceiros, ninguém é obrigado a seguir ou obedecer os seus conceitos de certo e de errado, isso é uma deciso de fórum íntimo de cada um, e se isso lhe incomoda, exponha esse seu incomodo a essa sua prima (garota adotada), depende da vontade dela, se ela no se sente bem com a situao atual, se ela deseja alterar a certido de nascimento para que conste o nome de seus pais biológicos, ela deve contratar um advogado para contestar a certido atual, e abrir em paralelo um processo de reconhecimento de paternidade contra seus pais biológicos, mas já lhe adianto que será um processo longo, com custos altos, por natureza complexo e mais complexo ainda se os pais naturais já estiverem mortos, pois exigiria exumao dos corpos; no esquea das questes econmicas envolvidas, se os pais biológicos tiverem menos posses (patrimnio) que os atuais, provavelmente ela no vai querer mudar seu registro civil, pois perderá o direito de qualquer herana ou bens dos seus atuais pais. Caso sua prima (a garota adotada) se sente bem com a situao atual, e deseje que tudo permanea como esta, a única coisa que lhe resta é aprender a conviver com isso ou ento se afastar dessa sua tia, dessa sua prima (a garota adotada) e dos parentes que voc considera cúmplices dessa situao. Viva a sua maneira e deixe os outros viverem como bem entendem. Boa sorte!
PBenedito

Voltar para Pais