O lado dramático e cruel da situao educacional brasileira está exatamente aí?
O lado dramático e cruel da situao educacional brasileira está exatamente aí. O homem da camada social dominante tira proveito das deformaes de sua concepo de mundo. Ao manter a ignorncia, preserva sua posio de mando, com os privilégios correspondentes. O mesmo no sucede com o homem do Povo. As deformaes de sua concepo de mundo atrelam-no, indefinidamente, a um estado de incapacidade, miséria e subservincia. Transformar essa condio humana, to negativa para a sociedade brasileira, no poderia ser uma tarefa exclusiva das escolas. Todo o nosso mundo precisaria reorganizar-se, para atingir-se esse fim. No entanto, é sabido que as escolas teriam uma contribuio específica a dar, como agncias de formao do horizonte intelectual dos homens. Cabia lei fixar certas condies, que assegurassem duas coisas essenciais: a eqidade na distribuio das oportunidades educacionais; a converso das escolas em instituies socializadoras, pondo cobro ao divórcio existente entre a escolarizao e o mio social. Ainda aqui a lei se mostra parcial e inoperante. Atende aos interesses dos novos círculos de privilegiados da sociedade brasileira, como as classes médias e ricas das grandes cidades, e detém-se diante do desafio crucial: a preparao do homem para a democracia, que exige uma educao que no seja alienas política, social e historicamente.
1- Qual é a funo da educao em uma sociedade democrática?
2- Que problemas o autor identifica na educao no Brasil?